Dinâmica para Socialização


Nem o meu, nem o seu, o nosso- PARA FORMAR GRUPO

Objetivo: Propiciar um clima de descontração e integração entre os participantes do grupo.Material necessário: aparelho para ouvir CD

Descrição da dinâmica:

1. Grupo espalhado pela sala, de pé.
2. Pedir que todos se movimentem pela sala de acordo com a música, explorando os movimentos do corpo. Pôr música com ritmo cadenciado. Tempo.
3. Parar a música. Solicitar que formem dupla com a pessoa mais próxima e que, de braços dados, continuem a se movimentar no mesmo ritmo, procurando um passo comum, quando a música recomeçar.
4. Após um tempo, formar quartetos, e assim sucessivamente, até que todo o grupo esteja se movimentando junto, no mesmo passo.
5.Pedir que se espalhem novamente pela sala, parando num lugar e fechando os olhos.
6. Solicitar que respirem lentamente, até que se acalmem.
7. Abrir os olhos, sentar em círculo.
8. Plenário -
refletir sobre os seguintes pontos:- O que pôde perceber com esta atividade?- Que dificuldades encontrou na realização da dinâmica?- Como está se sentindo?
Comentários:
Este é um trabalho leve e de muita alegria.
O grupo se movimenta de forma descontraída, o que cria um clima propício para se trabalhar a integração entre os componentes.
Pode ser enriquecido e acrescido de novas solicitações.
A atividade propicia, também, uma reflexão sobre a identidade do grupo, as diferenças de ritmo entre os participantes, a facilidade ou a dificuldade com que alcançam a harmonia, chegando a um passo comum.O facilitador pode explorar a atividade, criando movimentos e formas que desafiem o ritmo grupal.
Fonte: Projeto Memorial Pirajá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)