ARTES NA EDUCAÇÃO




















MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTA LEOPOLDINA
Projeto hj consta nos ANAIS DO SEMINARIO DE 10 ANOS DO NEDI INFANCIA E CONTEMPORANEIDADE
Autora: Carmem Lucia Corrêa De Castro
Co-Autores: professores, Recreadores e diretoras dos Centros de Educação Infantil do Município de santa Leopoldina
CEMEI: São Francisco de Assis”CEMEI “São Judas Tadeu”CEMEI “Antonieta Portes Aramantes”
Realização: Secretaria de Educação / Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina


Este trabalho é possibilitador de um conhecimento maior ao educando na área de artes, enquanto produção própria e como forma de expressar seus sentimentos, sua visão de mundo e seu contato com o outro, o seu parceiro que, apesar de fazer parte do seu cotidiano, expressa-se de forma diferente. É realizado no intuito de integrar as crianças nas diversas formas de arte, sendo que reconhecemos a importância dessa como instrumento no desenvolvimento infantil.

O trabalho em questão também tem o objetivo de propiciar prazer, ludicidade no espaço escolar, entendendo-a como um espaço de incorporação de vivências. Para isso é necessário contextualizar as ações aqui desenvolvidas, o que implica integrar o cotidiano social e cultural, vivido por todos, enriquecendo-o mediante a construção de um novo modo de olhar para compreender o universo que o rodeia, tendo como eixo trabalhos para despertar na criança o prazer de estar na escola, percebendo a mesma como local de aprendizagens significativas e de encantamento.
A Mostra de Artes torna - se importante à medida que propõe o desenvolvimento da linguagem das artes e outras tantas que envolvem este trabalho (linguagem musical, corporal, oral, escrita, teatral e outras), entendendo-a como necessária a seu crescimento, contribuindo para a sua própria aprendizagem, e entendendo-se como agente ativo desta aprendizagem. Deve ser frisado que as atividades de artes são suportes que ajudam as crianças a crescerem de modo saudável, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, representado-se também como mediador para desenvolver valores como: limites, solidariedade, justiça, e outros.

A Mostra de Artes e Cultura apresenta a cada ano uma proposta inovadora que vai desde o seu tema até a forma de desenvolvimento e apresentação; a cada ano toma maior proporção e investimento tanto material quanto humano, e tem deixado um saldo positivo nos quesitos interação escola x família, escola x escola (é um momento em que todas as escolas de Ed. Infantil partilham seu trabalho). Diante dos resultados tão positivos, este trabalho faz parte, atualmente, do calendário de eventos da educação municipal, com grande investimento e respeito e recebendo da comunidade local um olhar de incentivo e participação.











Comentários

  1. Lindo esse trabalho, projetos como esse precisam ter continuidade, pois inovam a educaçao. Esse trabalho hj consta nos ANAIS da Biblioteca Nacional e é motivo de honra para o municipio ter esse projeto e pra voce ser autora dele. Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que projeto legal.. digno de toda sua grande competência...........

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)