QUEM CONTA UM CONTO... ALIMENTA UM SONHO

APRESENTAÇÃO: O Ato de ler é um processo de construção de significados a partir de um texto. Assim, a relação que a criança estabelece com as histórias infantis é bastante peculiar pois desperta interesse e provoca descobertas de forma lúdica.
O trabalho surgiu com o propósito de reforçar em nas crianças o hábito da leitura, proporcionando a familiarização delas com as palavras de forma prazerosa e o desenvolvimento de seu potencial crítico e criativo.

JUSTIFICATIVA: As histórias infantis têm o poder de suscitar o imaginário, de responder a curiosidade em relação a tantas perguntas, descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. É ouvindo ou lendo histórias que se podem sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, o medo, a alegria, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo que as narrativas provocam e, assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a solução delas.

OBJETIVO:
Despertar o gosto pela leitura e escrita.
Partilhar a leitura com as pessoas da comunidade, entendendo-a como instrumento de cidadania.

METODOLOGIA:
O projeto realiza-se no contexto escolar: as crianças lêem histórias contadas pela professora, leituras, dramatizações, recontam histórias, participam de momentos na biblioteca, ginásticas historiada, teatros, produções coletivas, montagem de livros. E no contexto familiar: lêem, semanalmente, a história escolhida na quinta-feira pela criança e compartilhada na segunda-feira seguinte com a turma.

CONCLUSÃO:
Os contos de fadas e os contos atuais são importantes na formação das crianças porque ajudam a situá-las no mundo, descobrir e conviver com sentimentos e emoções. É, também, através da literatura que a criança entra em contato com o mundo da escrita de forma de forma prazerosa, despertando o hábito pela leitura e proporcionando a familiarização com o mundo das palavras.

Comentários

  1. olá!!! Eu tbm estou feliz por fazer parte do mundo da pedagolandia...rsrs
    o procedimento é um pouquinho demorado mas dá pra fazer...
    primeiro vc salva a imagem no pc...e ai vai para nova postagem...é simples vc cola o que tem no meu blog e só muda os nomes das pessoas q vc quer enviar o selinho...para isso entra no blog delas e cola o link no navegador...bjusssssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)