domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"



Grupo
Esta dinâmica pode ser utilizada com alunos de várias faixas etárias em diversas disciplinas. Ou até mesmo em reuniões de pais.

Objetivos
Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades.

Material
Papel pardo, durex, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc...

Local e duração
Sala de aula ou uma sala grande. Cerca de 40 minutos

Desenvolvimento:
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos... Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (tenha a disposição lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc...) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade... deixe-os à vontade para falar. Se necessário , vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais. Pergunte:

“Todos os peixinhos estão iguais?" (não)

"Por que são diferentes?"
(porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes).

"Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado?"  (não)

"Porque?" (porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes, etc..) - Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.

"Como a gente pode transferir estas idéias para a vida escolar?"
(aquário = escola; Peixinhos = alunos, professores, funcionários e pais)

"Como convivermos juntos, sabendo lidar com estas diferenças, em casa e na escola?”
E assim em diante , de acordo com o retorno dos alunos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário