O QUE CABE NO MEU MUNDO - Ensino Religioso
A EEEFM “SÂO LUIS” desenvolve um projeto
de Leitura que envolve todas as turmas e todas as disciplinas, na disciplina de Ensino Religioso, sempre que
tenho oportunidade, procuro envolver
atividades deste projeto, pois penso que qualquer formação só é possível
passando primeiro pela leitura e conscientização.
“Partindo
da
coleção “O que cabe no meu mundo”, desenvolvemos
então o projeto
com o mesmo nome. Esta coleção traz
para o cotidiano da criançada os valores necessários e importantes para o bom
convívio escolar e social.
São livros
com
encarte diferenciado, belíssimas ilustrações e escritos com uma linguagem de
fácil compreensão direcionada ao aluno. A partir
destas leituras, nossos alunos elaboraram frases, e as
caixas com dizeres
, e
imagens sobre o
que cabe no nosso mundo.
Objetivos
Promover
reflexão
ampla sobre os valores e incentivar a prática desses valores no dia-a-dia
escolar, multiplicando as oportunidades do sentir, do agir, do escolher e de
comunicar deixando cada aluno mover-se na conquista de si mesmo.
Que a
criança perceba a importância do auto respeito e a
necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
Que a
criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua
capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica,
assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.
Atividades desenvolvidas
•Roda
de Leitura
•Reflexão
• Relatos
experiências
vividas.
•Conversas.
•Pesquisas.
•Elaboração
de
textos espontâneos.
•Mudança
de
hábitos.
•Construção
de
regras.
•Fatos
do
dia-a-dia ( jornais, rádio, tv,.)
•Expressar
desejos, desagrado, necessidades, preferências, vontades.
Roda
de Leitura
Durante a leitura do livro com as crianças, fazer
pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
Que as crianças percebam que as boas-maneiras
são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para
todos.
Que a criança possa perceber que
prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e
também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança..
Levar a criança a refletir, ajudando-a a
pensar.
Oficina De Caixas " O Que Cabe No Meu Mundo”
Partindo da leitura da coleção de livros de literatura Infantil: O Que Cabe No Meu Mundo, que apresenta temas como: Amizade, Solidariedade, Gentileza, Responsabilidade Humildade, Justiça, Perdão , entre outros.
O que
cabe no meu mundo
Descobrindo
o significado dos Valores: Perseverança Amizade Justiça Honestidade Humildade
Solidariedade Responsabilidade Respeito Gentileza Generosidade
Gentileza
significa cortesia, tratar bem as pessoas.
A
amizade é um sentimento de afeto que liga as pessoas.
Perseverança
é uma grande virtude. Perseverante é aquele que não desiste, apesar das
dificuldades.
Responsabilidade
é você responder pelas suas ações e cumprir as suas obrigações.
Ser
solidário é se colocar no lugar do outro, perceber as suas dificuldades e
tentar ajudar.
A
humildade é o dom natural de ser modesto, simples e delicado.
O
respeito é o mais básico de todos os valores, respeitar é entender que todas as
pessoas e coisas têm o seu valor.
Honestidade
é a qualidade de quem não engana, não mente.
Justiça
é a virtude de fazer as coisas da maneira correta. Ser justo é agir de acordo
com as regras.
Generosidade
é amar ao próximo, ajudá-lo sem esperar qualquer tipo de recompensa.
E o que mais cabe no nosso mundo é
gentileza. Em pesquisa realizada pelos alunos
em suas família as respostas para gentilezas são as mais diversas
possíveis, mas fundamentalmente nos mostrou que as pessoas são gentis e nem
percebem que são. Segue algumas falas:
Para mim
gentileza envolve afeto, carinho, doação, perceber o que o outro necessita e
ofertar, preenchendo sua necessidade.
Gentileza é receber o outro da forma que gostaríamos de ser recebido. (Mãe do aluno 4º ano)
Gentileza é receber o outro da forma que gostaríamos de ser recebido. (Mãe do aluno 4º ano)
Colocar-se
no
lugar do outro é o meio mais fácil de saber o que fazer. (irmã
do aluno 5º ano)
Gentileza
é ser
atento(a)com as pessoas, pois, você não sabe a situação em que ela/ele está no
momento, pode estar precisando de ajuda e talvez até uma orientação para
resolver algo. É também ser delicado e observador (a)(
Pr. Da igreja que o aluno frequenta- 4º ano)
O
interessante é a gentileza ser algo que agrade a nós mesmos, penso eu, quando
sou gentil com o outro, estou sendo gentil comigo mesma,
independente de qualquer coisa.(Mãe do aluna 5º ano)
E
mais, para que ocorra a Gentileza, o que não pode faltar é
… educação, respeito, alegria, amizade, generosidade, humildade, paz
estudo e amor (conclusão
dos alunos 5º ano)
P
O QUE CABE NO MEU MUNDO? AUTO-ESTIMA?
1. Você é o melhor amigo que você tem? ( )sim
( )não
2. Você incentiva a si mesmo
sempre? ( )sim ( )não
4. Você abandonou a
expectativa de ser perfeito? ( )sim ( )não
5. Você reserva tempo para
gozar a vida? ( )sim ( )não
6. Você escolhe algo que
gosta e programa isso dentro do seu tempo? ( )sim ( )não
( )sim ( )não
8. Você desmarcaria uma
consulta médica também importante? ( )sim ( )não
9. Para você, saúde mental,
emocional e física é prioridade? ( )sim ( )não 10.Você põe em prática o “sim
dado à resposta n.9. ( )sim ( )não”.
11.Você vive apegado ao
passado? ( )sim ( )não
12.Você abre mão da dor, da
raiva, das desilusões e da culpa?( )sim ( )não 13.Quando uma raiva anterior
volta à sua vida, você se livra dela com facilidade? ( )sim ( )não
14.Você tem metas para sua
vida? ( )sim ( )não
15.Você revê suas metas
regularmente principalmente as de curto e longo prazo? ( )sim ( )não
16.Você parou com o medo de
buscar coisas difíceis? ( )sim ( )não
17.Você fala positivamente
consigo mesmo? ( )sim ( )não
18.Você usa afirmações para
dar ao seu subconsciente uma mensagem forte e positiva? ( )sim ( )não
19.Você visualiza seu
comportamento de sucesso ininterruptamente? ( )sim ( )não
20.Você se visualiza
atingindo sua meta em cada aspecto da sua vida? ( )sim ( )não
21.Você canaliza a energia
que tem dentro de si para levá-lo à sua meta escolhida? ( )sim ( )não
22.Você sente as emoções e o prazer de
realizar aquilo a que voce se propôs? ( )sim ( )não
23.Você está conseguindo
aquilo que você quer? ( )sim ( )não
24.Você se sente livre para
mudar, crescer e escolher como irá viver o resto de sua vida? ( )sim ( )não
25.Você transcende as brigas
do passado e volta a aliar-se positivamente com aquelas pessoas? ( )sim ( )não
Confira as respostas. Você
marcou menos que 8 respostas “Sim”. Amigo (a) sua autoestima está tremendamente
lesada. Os infortúnios da vida estão para nós exatamente na proporção da nossa autoestima.
Sugiro uma busca imediata de ajuda. Procure o Pai Celeste e peça para que Ele
ilumine a sua vida e ajude a encontrar soluções para os seus problemas.
Perguntas: a) Qual é o papel que você desempenha no filme da sua família? Você
segue o script que escreveu para viver a sua vida ou você segue o script
preparado pelas expectativas e decisões dos outros/Explique. b) Você se aceita
como é? Ama a si mesmo – físico, mental e emocional – como amaria a um amigo
querido? Você encoraja esse amigo a crescer? c) Você se critica ou você evolui
com uma carinhosa aceitação? Seja sincero, o que você está fazendo (ou vai
fazer) para dar mais carinho e atenção à criança interior que você tem dentro
de si? d) Com honestidade: Sabia que quanto menos VOCÊ se aceita mais difícil
será aceitar o erro do próximo? Sabia ou Não?
- Cultivar a auto-estima Valorizar a cultura da paz - 6º ano
- Estimular o relacionamento em grupo; Refletir sobre as próprias necessidades e as dos outros;
- Importância de viver em paz; Valorizar a cooperação, respeito
- Conversar, refletir e discutir sobre a cidadania.
- Conhecer as mais diversas situações que provocam a violência: desigualdades sociais, preconceitos, cultura autoritária, individualismo, intolerância, destruição do meio ambiente;
- Estimular o cultivo de valores como: democracia, igualdade, liberdade, solidariedade, tolerância, respeito ao meio ambiente e aos bens, públicos e privados.
- Debater sobre: o que é a paz;quem pode promover a paz;como me sinto em um ambiente violento;quais fatores são gerados pelos atos violentos em determinadas situações(como campos de futebol, bares, estádios de futebol...);quais contribuições eu dou para que se modifique esta perspectiva;como tenho promovido o entendimento quando me deparo com situações de conflito.
Parabéns! Amei o trabalho realizado, vou usar com minha turminha. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirAmei 😙😙😙
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