Sugestoes de atividades de Portugues


Retirado da Comunidade de Atividades de Português
1 - Monte e remonte:
Escreva no quadro ou em folha uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado.
Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida - PERNAMBUCO
( atividade igual a palavra ACONTECIMENTO, postada anteriormente)
Exemplos de palavras encontradas:
Perna - barco- compra boca- nabo- banco- copa- ano- rapé
Ópera - amor – cor –pé -comer- peru- perca- bem- não- rena
buraco - mar- muro- pano.
2 - Palavra puxa palavra:
Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os
alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância
feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza
medo- fogão- comida- queimadura.
3 - Memória auditiva:
O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...
4 - Dizer duas palavras:
O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
Pedal à Rato = Pêra
Figura à Tapete = Fita
Panela à Novelo = Pano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo:
Toalha à Pedra à Tela = Topete
Cigarro à Galho à Nabo = Cigana
Cabelo à Nevada à Tapa = Caneta
Trio à Antes à Guia à Loto = Triângulo
Agora à Poste à Tina à Laço = Apostila
Cama à Ramo à Muda à Jogo = Caramujo
5 - Invente e conte:
Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que
a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura.
Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
6 - Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma
palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato - mato – gato / coelho - espelho – joelho / abelha - orelha - ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas
aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem
com as que já possuem.
7 - Viagem ao espaço infinito da imaginação:Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel.Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel.Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras.De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta.

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