sexta-feira, 10 de abril de 2009

Menina Sentada - Quadro Portinari

Observações:
1. Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra. O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna? O que sugere a figura da menina na obra? Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?
2.Pedir que os alunos descrevam os tons de azul que o artista usou para representar o céu. Há outras cores diferentes de azul no céu?
3. Observar a aposição da assinatura no quadro. Em que data ele foi pintado? Com que finalidade o artista assina o quadro? Sugestões:
1. Dividir a turma em pares. Explicar que eles irão brincar de "pintor e modelo". Pedir que escolham qual o personagem que querem desempenhar e em seguida peça que os que decidiram ser os modelos coloquem-se em pose e os que decidiram ser os pintores, peguem seus materiais, observem bem seus modelos e comecem a desenhar ou pintar, de acordo com a sua própria interpretação. Marcar o tempo que achar necessário para a atividade e quando o tempo estiver esgotado, pedir que os "pintores" venham em frente da turma para apresentarem os seus trabalhos. Estimular os alunos a descrever e comentar os trabalhos em geral.
2. Mostrar o quadro , pedir que observem a figura da menina e em seguida escrevam uma ou duas frases sobre o que viram. Estabelecer um tempo para concluirem a atividade e apresentarem oralmente o que escreveram.
3. Dividir a turma em grupos. Pedir que cada grupo escreva em um pedaço de papel o maior número de adjetivos que eles poderão usar para descrever a menina. Chamar um aluno de cada grupo para, na frente da turma, ler os adjetivos que encontraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário