quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sugestoes atividades de portugues

Sugestão para o ciclo I
Uso do dicionário

Objetivos:
Saber escrever corretamente, identificando os erros ortográficos
nas revisões por meio de ferramentas de correção;
Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas
ou gramaticais;
Fazer uso da leitura como ferramenta para escrever bem;
Saber utilizar dicionários, enciclopédias, jornais e revistas como
fontes de pesquisa ortográfica e reconhecer a importância desses recursos.
Material:
Dicionários, enciclopédias, livros infantis, jornais e revistas;
Cartolinas, canetas, lápis de cor e folhas de papel sulfite;
Textos interessantes com dificuldades ortográficas;

1ª Aula:
Pedir aos alunos para trazerem um dicionário para a classe.Para trabalhar com o dicionário como um recurso de decisão ortográfica,
inicialmente junto com os alunos explore a função para a qual ele serve,
qual é a organização das palavras (ordem alfabética), pedir para que eles
procurem determinadas palavras, etc.A seguir, realize a seguinte atividade:Vamos organizar um dicionário?Pegue as folhas de papel sulfite e distribua, mais ou menos,
15 folhas para cada aluno.Peça-lhes que dobrem-nas ao meio, formando um livro.
Na primeira folha, organizar uma capa para o dicionário.
Nas demais folhas, numerá-las e escrever uma letra em cada folha,
na ordem alfabética, de A a Z.No decorrer das atividades, ao encontrar uma palavra desconhecida,
anotar na folha correspondente a primeira letra da palavra, formar
uma frase em que apareça o termo e ilustrá-la.Depois, é só deixar o dicionário sempre à mão para fazer suas anotações.

2ª Aula:
Confeccionar em cartolina para deixar exposto no
mural da classe os “Registros Ortográficos”.A cada regra de ortografia descoberta no decorrer do ano, anotar
as palavras em faixas de cartolina e colá-las no Registro, como o uso
do M antes de P e B (campo, bomba, tampa, etc.).Uma das melhores maneiras de memorização é através da visualização
da escrita correta das palavras, como na leitura. Se o aluno observa várias
vezes a grafia da palavra no mural, acaba memorizando a escrita correta.

3ª Aula:
Forneça aos alunos um bom material de consulta para a produção
de textos (livros, textos interessantes, artigos de revistas e jornais, etc.).Explorar junto com os alunos os caminhos que eles devem utilizar
para a criação de uma redação (preferências, dificuldades e alternativas
para chegar ao final). Assim os alunos produzirão redações cada vez melhores.Combine também os tipos de ferramentas de correção que serão
utilizadas, como por exemplo, flechinha indicando o lugar da correção.

4ª Aula:
Os alunos lerão o texto observando onde estão as flechinhas para
fazer a correção.As palavras que oferecerem maior dificuldade ao aluno deverão ser
escritas no dicionário confeccionado.A professora fará um levantamento das palavras que encontrou com
maior índice de erros e anotará no Registro Ortográfico.Após a revisão dos textos, os alunos poderão reescrevê-los em um
programa de texto no computador e ilustrá-lo.

Atividades Complementares:
1-Recorte de palavras com determinadas dificuldades ortográficas;2- Identificar palavras com determinada dificuldade ortográfica
em textos e pintá-las.3- Jogo do Stop: Cada criança desenhará em uma folha cinco linhas verticais formando
colunas. Traçar outras linhas na horizontal.
Na primeira linha horizontal, em cada coluna,escrever a ordem que
deverá ser seguida para completar a coluna com a palavra correspondente
à letra escolhida. Exemplo: palavras com ss, s, j, g.Ao sinal da professora, um aluno começa a pensar nas letras do alfabeto,
seguindo a sua ordem.
Quando ela disser stop o aluno diz a última letra que pensou.
Esta será a letra escolhida para começar cada palavra e completar todas as
colunas de acordo com a ordem de cada uma, da segunda linha horizontal.
Quem terminar de completar primeiro, grita STOP e confere-se os pontos.Jogar quantas vezes quiser, completando cada linha do quadro.Regras:
Quem escrever uma palavra que ninguém escreveu, ganha 10 pontos.
Se for palavra repetida, 5 pontos para cada aluno.
Se houver erro de grafia, não ganha ponto. Ganha quem fizer mais pontos no total!4 - Bingo Ortográfico:Cada aluno desenhará uma tabela com quatro colunas na vertical e
quatro na horizontal.O aluno deverá escrever na tabela dezesseis palavras que escolher
entre as vinte e cinco palavras que a professora escreverá na lousa.
Ela sorteará e ditará as palavras e cada aluno marcará as que coincidirem
com as escolhidas. Vence o aluno que primeiro marcar todas as palavras de sua tabela.5 - Cruzadinhas:Palavras cruzadas com dificuldades ortográficas com desenhos ou legendas.Colaboração: Professora Elza Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário