Floresta- Qudro Portinari

1. Pedir que os alunos nomeiem todos os animais que aparecem nesta paisagem. Observar com eles as diferentes cores e o tratamento que o artista dá para diferenciar os animais que têm pelos, dos que têm penas.
2. Observar com os alunos as cores que o artista usou para representar as árvores e a vegetação rasteira. Pedir que eles descrevam os diversos tons de verde, de ocre, de marrom, de vermelho, usando diferentes adjetivos.
3. Perguntar aos alunos qual a relação entre o título e a obra. Sugestões:
1. "Quadro Vivo"- Pedir que os alunos posem como os animais e vegetação que estão no quadro, usando expressão corporal aliada à criatividade de cada um para formarem uma representação da obra do artista.
2. Novas interpretações do quadro - Solicitar que os alunos, usando os materiais disponíveis em sala (tinta, papel, recortes, tela, etc), desenhem novas "Florestas", aproveitando alguns animais e plantas e colocando novos elementos em suas criações.
3. Dramatizando o quadro - Que diálogos poderiam ser criados entre os animais ? Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que criem, primeiro por escrito, e , em seguida dramatizando na frente da sala, "diálogos impossíveis".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"