Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

Fabulas O Leão e a Mentira

Imagem
"Leão e a Mentira" de Sylvio Panza Ilustrado por Moacir Rodrigues e Irineu Rodrigues. Editado pela Ciranda Cultural

Fábulas Divertidas Autor:Sylvio Escritor *

Imagem
"Amostra grátis" - O bem-te-vi . Versão para colorir de "O bem-te-vi". Livro integrante da Coleção Fábulas Divertidas Vol. II. Editora Ciranda Cultural.

Dicas para Troquinhas e Mimos

Imagem
Sou viuva mas...estou namorando penso em me casar ate o mes de julho...tenho tres filhos e um netinho lindo de 4 aninhos que é o principe da familia.....sou evangelica, trabalho no ministerio infantil de minha igreja. Sou professora e supervisora escolar, amo meu trabalho sou realmente fascinanda pela educaçao e nao saberia viver sem meus alunos, meus companheiros professores . NAo sou boa em artes trabalhos artisticos mas amo esses mimos tenho verdadeira paixao por trabalhos artisticos seje em que material for, mas....o EVA me incomoda um pouquinho vejo muita repetiçao e pouca criatividade nos trabalhos ...sou fascinada por coisas delicadas, coisinhas de casa, de escola ... .Minhas cores????Todas e qualquer uma pq sou vidrada em cores todas elas....gosto de tudo colorido e nao tenho preferencia nem mesmo pra combinaçao acho toda combinaçao de cor perfeita ate pelo impacto quando alguem diz que nao ficou legal...rsrsrsrsSou meio assim...simples humilide e minha alegria em participar de

Lampada para os meus pés....

Imagem

planeta terra

Imagem

Dia da Mãe!

Imagem
A colega Ana Santos do JI Santa Maria - Torres Novas, mostra-nos uns bonitos chapéus feitos no ano letivo passado, u tilizando a técnica do papel machet . http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com/2009/04/minha-partilha-dia-da-mae.html

MEIO AMBIENTE

Imagem
O QUE NOS TEMOS FEITO POR ELE ???

Planeta Azul - recurso ilustrado

Imagem
O Planeta Azul - uma carta para ti! Clique na 1º imagem para abrir Se tiver dificuldades em abrir o PDF, tal fato deve-se à quantidade de imagens que contém. Deverá então seleccionar guardar e abrir o ficheiro a partir do seu pc) FONTE: http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com/2009/04/o-planeta-azul-recurso-ilustrado.html Parabens pelo lindo trabalho

DEUS TE AMA......Oh! Gloria!!!!!

Imagem

Africa -sociedade de desigualdades

Após 15 anos do fim do apartheid, a África do Sul ainda é uma sociedade de desigualdades. No interior do país falta tudo quando o assunto é educação. As vilas não têm professores, recursos e até mesmo escolas . http://tr.youtube.com/watch?v=NP6aOocTChQ Click veja e ouça

Aula: Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila

Imagem
O estudo do quadro Operários, de autoria da primeira-dama do modernismo, permite observar como o país ingressou no mundo industrializado, no início do século 20. Tarsila , nome Brasil, musa radiante que não queima, dália sobrevivente no jardim desfolhado, mas constante em serena presença nacional fixada com doçura, Tarsila amora amorável d'amaral prazer dos olhos meus onde te encontres azul e rosa e verde para sempre"(*) Trechos de BRASIL/TARSILA de Carlos Drummond de Andrade Pintura onde Tarsila se retrata.O verso À tua passagem entre brincos alude aos brincos que Tarsila usava e com os quais, aliás, se auto-retratou (Auto-retrato I, 1924). Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, Sérgio Milliet lembra que Tarsila "estudava com André Lhote e a todos encantava, não só pelo talento como pela beleza. Porque era uma das mulheres mais bonitas de Paris, essa 'caipirinha' de Monte Serrat. Lembro-me de certa noite em que, no ballet des Champs Elysées, tod

6- Livro sobre sua infância:

Imagem
História lida em capítulos para os alunos. Ou fotocopiadas em partes. Neste livro Carla Caruso apresenta Tarsila do Amaral de uma forma encantadora: Uma menina alegre que adorava brincar, ouvir música e histórias e que aos poucos vai descobrindo o desenho e a pintura. Junto com belas e importantes obras de Tarsila, esta narrativa nos mostra momentos mágicos de sua infância e nos aproxima de seu universo repleto de cores e imagens. Projeto gráfico Camila Mesquista. Observação: Livro excelente para conhecer a vida da artista. Ricamente ilustrado, com uma linguagem fácil, apresentando uma forma lúdica e prazerosa de leitura. ALGUNS SITES: http://www.tarsiladoamaral.com.br/ site oficial http://www.historiadaarte.com.br/tarsila.html vídeo http://planetin.blogspot.com/2008/01/verdadeiras-obrasdearte-tarsilaamaral.html http://www.latinartmuseum.com/amaral.htm http://www.pitoresco.com.br/brasil/tarsila/tarsila.htm http://www.artelivre.net/html/pintura/al_pintura_tarsila_do_amaral.htm ht

4- Uma das principais artistas brasileiras:

Imagem
Tarsila do Amaral nasceu em 1890, na cidade de Capivari, no interior de São Paulo. Começou a estudar pintura em 1917, com o pintor Pedro Alexandrino. Três anos depois, viajou para estudar arte na França. Foi lá que entrou em contato com técnicas de desenho e pintura diferentes do que se fazia no Brasil naquela época. Ao retornar ao país, uniu-se a artistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade para defender novas formas de arte no Brasil, participando da Semana de Arte Moderna, que aconteceu em fevereiro de 1922. Em 1926, se casou com o escritor Oswald de Andrade e fez sua primeira exposição individual em Paris, na França. Sua tela mais conhecida é o Abaporu, que mostra um ser de enormes pés e uma cabeça pequena. A partir de 1933, Tarsila passou a pintar telas com temas sociais, como os quadros Operários e Segunda Classe. Morreu em São Paulo, em 1973. 5-No começo do século 20, as pessoas que moravam no Brasil ainda não tinham descoberto que ser brasileiro era uma coisa especial. N

TARSILA DO AMARAL

Imagem
SUGESTÕES DE LEITURAS: 1- Quando nasceu a pintura? O homem sempre sentiu necessidade de reproduzir a realidade e as coisas que povoam sua imaginação.Não se sabe exatamente quando o primeiro homem registrou com as próprias mãos, nas paredes das cavernas onde morava, aquilo que via e desejava. As obras que esses artistas fizeram há milhares de anos são as primeiras pinturas de que se tem notícia.Naquela época, nenhuma mãe reclamava quando as crianças riscavam a parede! Bons tempos! 2- No começo do século 20, as pessoas que moravam no Brasil ainda não tinham descoberto que ser brasileiro era uma coisa especial. Naquela época, o quente era copiar as coisas que vinham da Europa. A música, a pintura e a literatura feitas aqui, de brasileiras, só tinham o nome, porque pareciam mais traduções das artes europeias. Até que um grupo de pessoas parou para pensar: "poxa, nosso país é tão bonito, tem uma cultura tão rica! A gente tem que aprender a fazer as coisas do nosso modo! A gente não é

TARSILA DO AMARAL

Imagem
JUSTIFICATIVA: O mundo em que vivemos constitui-se de um conjunto de fenômenos naturais e sociais, diante do qual as crianças se mostram curiosas e investigativas, fazendo perguntas e procurando respostas. Torna-se imprescindível o trabalho com projetos para que a criança identifique e torne consciente sua leitura de mundo. A produção artística registra a natureza, o meio ambiente e os acontecimentos sociais. Por meio de obras de arte, com simplicidade e ludicidade os alunos compreenderão a natureza como um meio dinâmico e o ser humano, por ser um ser social, como agente transformador desse meio, considerando sua relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-a

Sugestoes atividades de portugues

Imagem
Sugestão para o ciclo I Uso do dicionário Objetivos: Saber escrever corretamente, identificando os erros ortográficos nas revisões por meio de ferramentas de correção; Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas ou gramaticais; Fazer uso da leitura como ferramenta para escrever bem; Saber utilizar dicionários, enciclopédias, jornais e revistas como fontes de pesquisa ortográfica e reconhecer a importância desses recursos. Material: Dicionários, enciclopédias, livros infantis, jornais e revistas; Cartolinas, canetas, lápis de cor e folhas de papel sulfite; Textos interessantes com dificuldades ortográficas; 1ª Aula: Pedir aos alunos para trazerem um dicionário para a classe.Para trabalhar com o dicionário como um recurso de decisão ortográfica, inicialmente junto com os alunos explore a função para a qual ele serve, qual é a organização das palavras (ordem alfabética), pedir para que eles procurem determinadas palavras, etc.A seguir, realize a seguinte ativi

Sugestoes de atividades de Portugues

Imagem
Retirado da Comunidade de Atividades de Português 1 - Monte e remonte: Escreva no quadro ou em folha uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado. Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário. Exemplo: Palavra escolhida - PERNAMBUCO ( atividade igual a palavra ACONTECIMENTO, postada anteriormente) Exemplos de palavras encontradas: Perna - barco- compra boca- nabo- banco- copa- ano- rapé Ópera - amor – cor –pé -comer- peru- perca- bem- não- rena buraco - mar- muro- pano. 2 - Palavra puxa palavra: Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira. Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza m

Mensagem bem apropriada para a Semana Santa.

Imagem
Queridos: Recebi esses desenhos e fiquei impressionada pela capacidade dos artistas em combinar perspectivas distintas, mas, integradas, do sofrimento de Jesus. Na primeira figura vemos no seu rosto e no corpo inteiro o sofrimento da crucificação. No segundo desenho vemos no sentido horário do rosto, os anjos que proclamam o seu nascimento, o nascimento propriamente, a sua crucificação e ressurreição. Trata-se de mensagem bem apropriada para a Semana Santa. Um abraço a todos e Feliz Páscoa de Jesus

menina princesa (poesia linda..verdadeiramente linda....)

Imagem
ali, naquela viela existe uma princesinha triste ela está chorando porque estão chamando seu cabelo de palha de aço. ali, naquela viela a princesinha chora por não querer ir pra escola ela diz não ter amiguinhos e que a professora sempre a deixa de castigo. e ali, mais uma vez a princesinha vai chorar ela pede a Deus que lhe dê cabelos lisos, olhos azuis e pele branca seria igualzinha as "lindas princesas brancas" dos contos de farsas oh, menina princesa! enxergo em você tanta beleza seu cabelo trançado é realeza sua pele cor da noite é linda, tenha certeza seu sorriso é luz contagia minha alma seus olhos, que não são azuis me transmitem calma oh menina princesa! sim, você é princesinha nossas histórias encantadas foram apagadas mas você relatará um dia bela menina dos olhos de jabuticaba não ligue para quem te faz chorar são pessoas que ainda não sabem que somos realeza menina negra de linda beleza você sim é uma princesa. ** raquel almeida é escritora e dedicou às suas s

O Faraó, a princesa e o Estado

Marco Davi de Oliveira “Naquela mesma noite o faraó mandou chamar a Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram. Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também”. Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: “Todos nós morreremos!”. Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas. Os israelitas obedecerem á ordem de Moises e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas. O Senhor concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios. Os israelitas foram de Ramassés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças. Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e

Candido Portinari- Artes

Imagem
A imagem que temos de Cândido Torquato Portinari (1903-1962) é de um artista plástico genial, provavelmente o maior que o Brasil já teve. Filho de imigrantes italianos originarios de Chiampo na Província de Vicenza, foi menino pobre no interior paulista e revelou talento precoce. Nasceu em Brodósqui. As reminiscências da infância aparecem em muitas obras de Portinari. Aos 8 anos, lançou-se no ofício auxiliando uma equipe de artesãos forasteiros, pintando estrelas no teto da igreja matriz. Aos 15, mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar na Escola de Belas-Artes, onde se radicou para sempre, exceto de 1928 a 1930, quando estagiou na Europa, desfrutando um prêmio de viagem para o exterior. Quando voltou, introduziu no Brasil tendências e idéias da pintura moderna. A seguir, inspirado pelo cubismo e pelo Pablo Picasso, Portinari surpreendeu o Brasil ao decompor e geometrizar de maneira inusitada por aqui as formas naturais. Portinari deixou mais de 4 600 trabalhos, embora tenha viv