TEORIA

*Carla Nettonetto.carla@gmail.com
Há um tempo atrás, li um livro chamado "A Segunda Vida das Mulheres". Em resumo, o livro abordava a questão da expectativa de vida ser maior nos dias atuais e, em decorrência disso, a preocupação com o que fazer com tantos anos a mais que estamos tendo direito a usufruir. Antigamente, a expectativa de vida era muito baixa e chegar aos 50 anos era praticamente ter entrado na velhice. Hoje em dia, ao completar 50 anos é preciso que a pessoa tenha em mente o que fazer com os próximos 50 que estarão por vir.
Que horror! Que tristeza! É muito tempo! Nem quero viver tanto!
Eu tenho uma teoria. [triste, talvez] Eu acho que a vida termina nos 40 anos. É vero! Eu acho isso! Não que as pessoas irão morrer ao completar 40 anos. Não, não é isso! O que acaba nos 40 anos são 'todos' os ideais de construção de uma vida. Não sei se me faço entender. Não sei se consigo explicar.
Penso que a gente tem 40 anos para construir a nossa vida: sonhar e colocar em prática tudo que a gente almejou um dia. [Sim, 40 anos] Depois disso, é época de colheita, a gente colhe os frutos. Sim, eu sei que a gente pode ainda sonhar com 40 anos e colocar em prática também, mas não é a mesma coisa, não são os mesmos sonhos. [não deveriam ser]
A mulher que sonhou em ter um filho, não vai esperar chegar nos 50 anos para tê-lo. Pode esperar até os 40 anos, mas não deve passar disso. Os óvulos já estarão envelhecidos e os riscos serão cada vez maiores. Uma pessoa pode esperar até os 50 anos para escolher uma profissão, mas não deveria. Essa é uma idade para se consolidar profissionalmente e não para dar o primeiro passo.
Eu sei que é meio radical esse meu pensamento, até um pouco preconceituoso e desatualizado. [já ouvi isso em rodas de amigos] "Hoje a tecnologia nos permite tudo". Quase tudo, eu diria. Os que dizem isso devem ser os amantes da Dercy Gonçalves, que acham que sempre é tempo de recomeçar e que a gente nunca deve sair de cena.
E aproveitando a deixa, eu acho que a Xuxa devia se aposentar. Chega! Vai colher os frutos do que plantou! [Risos] Tem coisas que não combinam mais depois dos 40! É ou não é? É mais ou menos como querer usar piercing no umbigo e minissaia nessa idade. Ah! Não!!! Eu sou preconceituosa sim!
E como levo a sério essa minha teoria, eu já entrei na contagem regressiva dos meus últimos 10 anos. Isso é desesperador ! Ao mesmo tempo é um alento, pois ainda tenho alguns anos. Nem tudo está perdido! Ainda dá tempo de trocar de profissão, ter mais filhos... 'y otras cositas más'!
Ainda dá tempo para muita coisa!
*Carla Netto é pedagoga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)