RELIGIÃO- fenômenos religiosos experiências religiosas


O TEXTO ABAIXO É UMA SÍNTESE DOS SLIDES.

O QUE SIGNIFICA RELIGIÃO?
 Primeira experiência. Nossa primeira experiência é o nascimento. Sua marca é profunda. O choque pelo rompimento da harmonia intrauterina, marcará nosso processo de humanização para toda nossa vida.
 A busca. Desde então o homem está em busca de si. Este processo pode nos conduzir à maturidade. Será ela atingida? Não há certezas. A busca da re-ligação, nos dá o equilíbrio essencial.
Primórdios da Religião-  As primeiras formas de religião tinham por bases o medo, a incapacidade e a consciência dos nossos limites .
*Os homens primitivos recorriam aos desuses para tentar explicar os fenómenos naturais e pedir a intervenção das divindades.
* Eram religiões politeístas (adoravam vários deuses), e existia uma hierarquia de deuses antropomórficos diante dos quais os humanos realizavam ritos e cerimónias para que eles tornassem propícios.
O ser humano passou a construir o seu mundo de acordo com os seus projetos. Mas confronta-se com o negativo- Finitude (mortal); dependente, limitado; incapazes, insuficiente... Perante o universo...- O homem está entre dois abismos, “o infinitamente grande” e o “infinitamente pequeno”. Pascal- Além disso a fome, a doença, a ameaça, a insatisfação, a fragilidade, a angústia e o medo o homem sente a sua pequenez e a sua insignificância. É na transcendência divina que ele encontra a salvação.
O caráter finito, frágil e limitado do ser humano fazem-no sentir dependente de um ser superior – um Deus superior omnipotente e onipresente .- Essa abertura (transcendência) confere ao homem o verdadeiro significado da sua existência: - Considera a vida como uma dádiva o que lhe confere um verdadeiro significado; - Deus confere direção aos atos humanos individuais; - Deus é a esperança que assegura uma finalidade para a existência criado por Ele.
Religião relegere: É um conjunto que significa “respeitar crenças sobre as prestar culto. Causas, natureza e Religare: religar, unir finalidade da vida e novamente, voltar a unir do universo, o homem a Deus. Especialmente quando Reeleger: eleger de considerada como anovo “Deus” depois da criação de um afastamento provocado agente sobrenatural. pelo pecado original.
Religião -. Mas, esse re-ligar-se não é apenas uma TRANSCENDÊNCIA. Ou a volta, de uma condição existente.  É um conjunto de equilíbrio de pré- capacidades que nos. permite ir além de nosso ser, ao encontro do outro. Ela (transcendência) também possui  um significado que nos leva a um outro aspecto realização pessoal, não denominado e que não se faz pela via do isolamento, mas em contato com o Outro e os outros.
Quando é que se pode falar de uma religião? A religião é antes de tudo uma atitude do uma organização do ser humano perante o complexa, espiritual o mundo e Deus, que compromete o homem social, com base em todas as suas organizações numa revelação de dimensões e toda sua vida a Deus.
O que é a religião?  É um conjunto de sistemas e práticas relativas as coisas sagradas que une numa mesma comunidade moral (igreja) todos aqueles que a ela aderem, assumindo um caráter coletivo. - Foi como o ser humano achou para responder a experiência da: Angústia da Busca do sentido finitude da sua existência. (Morte) O ser humano deposita todas as esperanças. Encontra em Deus o princípio e o fim do universo. É a manifestação da realidade humana que corresponde as necessidades invisíveis, mas que são essências “nem só do pão vive o homem”.
 A experiência da finitude e a abertura à transcendência.  Falar da experiência religiosa exige uma distinção entre o: Fenómeno Experiência religioso religiosa.
O Fenômeno Religioso   Verifica-se em todas as épocas e lugares. As pessoas necessitam de um ser superior, para servir-lhes de consolo diante dos problemas. Caráter objetivo da religião. - A religião solidifica nossa crença, amadurece nossa relação com Deus, Ajuda-nos a compreender a nossa realidade física e humanamente limitada. - Nossos valores serão sempre renovados com o contato religioso,
A experiência religiosa - É uma experiência mística, subjetiva em que um indivíduo diz ter tido um encontro com uma entidade divina. Caráter subjetivo.  Muitas tradições religiosas e místicas veem a experiência religiosa como um encontro direto com Deus.
Procura do sentido da vida O sentimento de medo da morte, o sofrimento e o fascínio pelo mistério leva o homem a procurar o sentido da vida: - Os mais céticos afirmam que a vida não tem sentido; - Outros afirmam que a vida tem sentido quando vivida intensamente na dimensão terrena da existência; - As religiões dizem que a vida deve ser procurada para além da morte.

Resumo: As primeiras religiões eram politeístas, e tiveram como bases o medo (primórdios) e na insuficiência humana;- A palavras “religião” deriva do latim RELIGARE, voltar a ligar;- Só se pode falar da religião quando existe uma organização espiritual e social organizada com base na revelação de Deus;- Religião é um conjuntos de sistema e práticas sagradas unida e mediada pela igreja;- A religião surge como uma necessidade de satisfação das necessidades espirituais (nem só do pão vive o homem).-A religião é um fenómeno universal e atemporal ;- O fenómeno religioso é a manifestação objetiva da religião e a experiência religiosas tem o caráter subjetivo.
O caráter insuficiente, limitado, finito, frágil leva o homem a procura da religião como meio de superação através da transcendência – procura de Deus. -É na transcendência que o homem encontra a salvação e o sentido da sua existência- As religiões pregam que a vida deve ser procurada para além da morte. - Deus é a presença que assegura uma finalidade para a existência, e o ser humano sente que o que faz é em função de Deus.
QUESTÕES DE ESTUDO:
1. Qual é a origem etimológica da palavra religião?
2. Que fatores condicionaram o aparecimento da religião nos primórdios da existência humana?
3. Comente a frase “nem só do pão vive o homem”.
4. “O sentido da nossa existência está além da morte” concordas com a frases? Justifique criticamente.
5-Entreviste pessoas de diferentes religiões para responder a afirmativa abaixo, Em seguida faça uma síntese das respostas – “ É na transcendência que o homem encontra a salvação e o sentido da sua existência”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"