PROJETO VALORIZAÇÃO DA VIDA Situação de Aprendizagem: O MUNDO É UMA GRANDE ALDEIA E EU NÃO ESTOU SOZINHO

Situação de Aprendizagem: O MUNDO É UMA GRANDE ALDEIA E EU NÃO ESTOU SOZINHO Competências socioemocionais em foco: empatia e respeito


O MUNDO É UMA GRANDE ALDEIA E EU NÃO ESTOU SOZINHO 

Na maior parte do nosso dia, não estamos sozinhos. Na escola, por exemplo, estamos cercados por dezenas de colegas e profissionais. No nosso bairro, temos vizinhos. Em casa, aqueles com quem moramos. Quanta gente! Por isso, precisamos aprender a nos integrar e fazer parte de um todo. Você já pode ter percebido que, às vezes, é preciso aproximar-se com cuidado, atenção e firmeza; em outras, o importante é comunicar-se com clareza, objetividade e sinceridade; há ainda momentos em que o essencial é compreender os seus próprios sentimentos e os dos demais. Viver em grupo passa por aprender a concordar e discordar sem romper nem agredir; a ceder em prol do coletivo etc. Assim sendo, esta atividade convida você a reconhecer as possibilidades de interação com quem te cerca. Como falamos, nós pertencemos a vários grupos.
1.    Reunido em grupo com os seus familiares (estamos em casa e este exercício é um convite a entrosamento familiar), pensem e descrevam algumas situações de suas vidas ou de outras pessoas em que é/ou foi importante considerar ou perceber a existência do outro, seja em momentos de ajuda inesperada, de cooperação ou de conflito pelo qual tenham passado. Elejam uma das situações e, em uma frase, a descrevam na primeira linha de uma folha de papel.
2.    Cada pessoa da família (as pessoas que vc convidou para participar com vc desta atividade) deve passar a sua folha para outro. Então, cada um lê a frase que consta no papel que acabaram de receber. Em seguida, dobrem a parte escrita de forma que ela não possa mais ser lida.
3.    Escrevam uma única frase criativa que dê continuidade àquela que acabaram de ler, que reforce uma ação de cuidado com quem está ao nosso redor e, mais uma vez, passem o papel a diante.
4.    A pessoa  receberá outra folha na qual poderá ler apenas a última frase. Mais uma vez, criem uma linha para dar continuidade ao que podem ler, indicando ações em que perceberam a existência dos outros, e escondam, usando uma dobradura, a frase anterior.
5.    Depois de pelo menos três rodadas, desdobrem os papéis e leiam as histórias que vocês escreveram.
6.    . Discutam sobre as criações.
7.    PRODUÇÃO: ESCREVA EM FORMA DE RELATÓRIO COMO FOI FAZER ESSA ATIVIDADE EM FAMILIA, ACRESCENTE DEPOIMENTOS E FOTOS DO MOMENTO EM QUE ACONTECEU.
OBS.:ENVIE PARA O PROFESSOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"