AUTOESTIMA- SIM!!! TENHO QUALIDADES!


O QUE É AUTOESTIMA

  Atividade - Objetivos de Aprendizagem *

Descreva os objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos a partir do desenvolvimento da atividade.

Conscientizar e refletir sobre suas emoções e sentimentos
Oportunizar ao aluno atividades que lhe possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais membros do grupo, a fim de elevar a sua auto-estima
Aprender a explorar suas capacidades. Descobrir suas melhores qualidades,  o valor que possuem e como investir nelas.  



     Em uma escala de nove a dez quanto você se daria?


     E o quanto você se ama? Consegue mensurar?

     Da autoestima resulta a maioria dos estados emocionais de uma pessoa. É o jeito de olhar para si mesmo, de perceber as qualidades, são as crenças e sentimentos de importância e valor.

     É expressa por meio do comportamento como cuidado com aparência e saúde, valorização, otimismo...

     O olhar de uma pessoa para si poderá ser positivo ou negativo (baixa autoestima). Também há aquelas que podem sentir-se provisoriamente em estado de autoestima.

     De forma geral, a autoestima poderá ser construída positivamente pela própria pessoa a partir do momento em que se interessar e querer evoluir. Alguns conseguem desenvolve-la sozinhos, outros precisam de psicoterapia.

     Desenvolver a autoestima é importante para que?

     Se a forma de olharmos para dentro de nosso íntimo é importante porque influência toda a nossa vida, logo, a autoestima afeta nosso comportamento, motivação e ainda altera nosso equilíbrio físico e mental.



     Para que serve?

     Além do “viver bem” a autoestima permite que seja feito escolhas saudáveis, promove o bem-estar e atua na força interior a fim de defender interesses, valores e princípios.

     A autoestima é essencial para todo e qualquer ser humano, pois é um dos fatores que promove a mudança, as quais são imprescindíveis no processo de desenvolvimento pessoal.
Como se forma?

     Para quem acredita que a autoestima é algo de gente madura, se engana, pois começa a formação na infância, é fortalecida na adolescência e percorre por toda a vida.

     Por esta razão os pais, os responsáveis e aqueles que cuidam da criança tem papel na formação tanto positiva quanto negativa da autoestima.

     Uma criança que cresce sendo valorizada e sendo esclarecida de seus valores pessoais tem mais chance de crescer com autoestima do que outra que sofre maus tratos, embora, o contrário poderá também ocorrer.

     Além disso, não podemos esquecer o papel dos fatores genéticos e da personalidade, que influenciam como cada um se comportará diante das situações da vida.

     Cada vez mais fica comprovado que o meio externo exerce suas influências também, motivo no qual se torna importante que os fatores econômicos e sociais não sejam esquecidos pelos nossos governantes.

     Fatores externos que influenciam na autoestima: crise econômica do país, trabalho, estresse cotidiano, distribuição desigual de renda, atendimento inadequado na saúde pública, educação de baixa qualidade, moradia, entre outras condições sociais.

O autoconhecimento e a autoestima

     A autoestima e autoconhecimento estão completamente relacionados.

     Se a autoestima é o quanto gostamos, respeitamos e confiamos em nós mesmos, o autoconhecimento é o que identifica tudo isso.

     O autoconhecimento visa o reconhecimento das qualidades e competências. É a valorização do que se tem de melhor, como também é o reconhecimento dos defeitos e limitações.

     Para todos nós o autoconhecimento serve de degrau para a evolução e melhoria contínua.

Autoestima x Viver Melhor

     Tudo ao redor fica melhor com a autoestima; os relacionamentos, o profissional, a família, as amizades, o “eu”.

     Mas é necessário que exista o desejo de um futuro promissor e de uma vida plena, pois, parte do próprio ser humano a vontade de estar bem consigo mesmo.

     É a autoestima que promove, o bem-estar, a qualidade de vida, o amor-próprio, a motivação, o encorajamento, a iniciativa, a liderança, a força interior, o respeito, a maturidade, o equilíbrio e outros.

     Está também relacionada com a auto aceitação, autoconfiança e autoimagem.

     Além disso, a autoestima nos ajuda a enfrentar os problemas.



     A importância das crenças pessoais para uma boa autoestima

     Você já observou que muitas das coisas que nos acontece é resultado das nossas crenças?

     Se você acredita que merece o melhor, logo o melhor aparecerá em sua vida, mas se é alguém que só acredita em catástrofes é melhor se prevenir. Por esta razão a autoestima e o pensamento positivo andam juntos.

     Sem autoestima poderão surgir problemas psicológicos como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, entre outros.

     Com autoestima a vida se torna mais feliz, a área profissional cresce, os relacionamentos positivos acontecem.

     É a força que precisamos para tudo o que fazemos, e para nos tornarmos aquilo que sonhamos.
   

     "Aquele que se autor realiza, espera o possível.  Aquele que quer realizar um conceito tenta o impossível. "
      
     Frederick S. Perls











Atividade sobre autoestima: A feira das qualidades

Família- Os alunos necessitam aprender a explorarem suas capacidades. Ajude-os a descobrirem suas melhores qualidades, e o valor que elas possuem e como investir nelas. Nós poderemos fazer isso, com a feira das qualidades.

Recursos para as atividades sobre autoestima: A feira das qualidades
§  Dinheiro de Papel (que vocês irão fazer)
§  Papel e caneta

Passo a passo para as atividades sobre autoestima: A feira das qualidades

1.    Faça diversas tiras de papel e escreva nelas 50 e 100 reais, para simularem dinheiro. Faça uma quantidade, de forma que cada participante fique com cinco notas, 1 nota de 100 e 4 notas de 50;

2.    Peça que em uma folha de papel a parte, eles escrevam todas as qualidades e talentos que acreditam possuir, e dividam as folhas, pois irão vender suas qualidades na feira;


3.    É possível que alguns resistam, e digam não ter qualidades, mas insista com eles, e acabarão escrevendo;

4.    Convide a todos que tragam suas qualidades, escritas em tiras papel e espalhem na mesa, simulando uma feira


5.    Após todos colocarem suas qualidades à venda, com o dinheiro de brincadeira nas mãos, eles rodearão a sala e observarão as qualidades dos participantes expostas, e poderão comprar quantas qualidades quiserem.

6.    A intensão dessa dinâmica é mostrar, que todos possuem algo de valor, que podem oferecer ao outro, não há, portanto, motivos para que ninguém se sinta inferiorizado.
Após a feira, digam como se sentiram ao vender suas qualidades aos colegas, e entreguem o vídeo.
atividade 2
Título: Quem sou eu?
Objetivo: Reconhecer-se e aceitar-se ou não como é e identificar o que pode fazer para mudar e viver melhor.
Materiais: cola, tesoura, revistas para recortar, papel pardo, canetas hidrocor.
 Os alunos procuraram em revistas e recortaram gravuras que identificassem traços de suas personalidades.
A seguir, colaram-nas em folha de ofício e fizeram, um por um, a apresentação ao grupo, explicando o porquê da(s) gravura(s) e o que significava(m) como traço individual.
Após essa etapa, foi criado coletivamente um painel.
Terminada a organização do painel, o professor entregou aos alunos o poema a seguir.

IDENTIDADE
 Às vezes nem eu mesmo Sei quem sou. 
Às vezes sou "o meu queridinho" 
Às vezes sou "moleque mal criado"
 Para mim 
Tem vezes que sou rei,
 herói 
voador, 
cowboy
 lutador, 
jogador campeão.
 Às vezes sou pulga, 
Sou mosca também, 
que voa e se esconde de medo e de vergonha 
Às vezes sou Hércules, 
Sansão Vencedor, 
peito de aço, goleador. 
Mas o que importa. 
o que pensam de mim? 
Eu sou quem sou, 
eu sou eu, 
sou assim, 
sou menino. 
Pedro Bandeira
Após a leitura dramatizada do poema, os alunos:
• identificaram no texto as contradições, as qualidade e os defeitos;
• refletiram sobre Como eu sou?
 Aceito-me ou não como sou?
O que posso mudar para viver melhor?
O que os adultos pensam que sou?;
• criaram um poema com a mesma forma e estrutura do que foi lido, tendo como título
Quem sou eu?; • realizaram apresentação em sala de aula.
Os alunos que desejaram, fizeram exposição de trabalhos na escola, usando pseudônimos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"