TEMA: AUTOESTIMA

TEMA: AUTOESTIMA

A autoestima é necessária, o labirinto é perigoso.

          O ser humano procura crescer e realizar-se. Mas todos nós corremos riscos de querer ser mais importantes do que os outros (ou aparentar que o somos), para que nos admirem e elogiem ou simplesmente nos aceitem.
         
Todos nós precisamos ter autoestima, isto é, reconhecer nosso próprio valor e capacidade. Porém, quando a valorização de nós mesmos se torna o objetivo principal das opções e atitudes, passamos a ser individualistas, egoístas e até mesquinhos ou cruéis.
         
Podemos cair em uma armadilha semelhante a um labirinto de espelhos. Quando os nossos objetivos se voltam só para nós mesmos, prendemo-nos tanto aos nossos interesses, exigências e necessidades, que começamos a ver as pessoas como rivais, ou a utilizamos em nosso próprio benefício e elas acabam por se afastar. Ficamos sozinhos no labirinto e perdemos a direção da saída.
        
A sociedade faz propostas de felicidade por meio do consumismo: se você possuir este ou aquele produto, será uma pessoa admirada e respeitada. Mas isso acontece de fato?

CARNIATO, Maria Inês. Nossa opção religiosa: 9º ano.Professor.Edição Revista e Ampliada. SP.Editora Paulinas.p.54-55

Exercício

1- De acordo com a leitura do texto e conhecimentos adquiridos, responda:
a) O que é autoestima?

b) No primeiro parágrafo é citado um comportamento que por vezes é adotado por algumas pessoas para se realizar, no entanto, não parece ser interessante, por quê?

c) Como você explicaria o título: "A autoestima é necessária, o labirinto é perigoso."

d) A sociedade faz propostas de felicidade por meio do consumismo: se você possuir este ou aquele produto, será uma pessoa será uma pessoa admirada e respeitada. Mas isso acontece de fato? Explique.

e) A psicóloga Olga Inês, em um de seus artigos, afirma que "(...) a característica de se preocupar demais com a opinião alheia é típica de quem tem baixa autoestima." Você concorda ou discorda? Justifique.

f) Que valores estão em alta entre os jovens e quais são considerados fora de moda?

g) Você se sente feliz quando segue os padrões e o modo de viver, vestir ou falar da moda do momento? Ou o incomoda esses "ditames" da moda?

h) Acredita que as pessoas se revelam como são ou se escondem atrás de falsas imagens? Explique.(cite situações como argumento)

i) Na sua opinião é real o fato de que certas pessoas, para se sentirem importantes, desprezam as outras? Por que isso acontece?


O CARVALHO E A CANA

O pé de cana tinha crescido ao lado de um carvalho com quase trinta metros
de altura. Extremamente vaidoso do porte magnífico e robustez extraordinária que apresentava qualidades de que nenhum outro vegetal da região conseguia aproximar-se, ele um dia examinou com mais atenção a esguia e frágil cana que vivia a seu lado, e não contendo a soberba comentou com desdém:
- Tenho pena de ti, pobre coitada, pois és tão delicada que até mesmo um
pássaro pequeno pousando em tuas folhas, fará com que te curves. Isso para não falar da brisa que passa por aqui, pois enquanto ela apenas encrespa as águas do regato aí ao lado, logo te enverga a ponto de quase quebrar tua espinha, obrigando-te a um grande esforço para resistir ao seu sopro. Mas eu ergo minha fronte com orgulho porque nem os raios do sol conseguem passar por mim para alcançar ao chão abaixo da minha copa, e por isso te digo que se tivesses nascido sob minha ramagem, que encara qualquer vento como se ele fosse o zéfiro suave das bandas ocidentais, estarias a salvo das correntes de ar que por amenas que sejam mais te parecem verdadeiros vendavais.
E o pé de cana respondeu:
- Percebo por tuas palavras que tens um bom coração, mas digo que a  preocupação que demonstras ter comigo não é necessária porque, como diz o ditado, eu apenas envergo, mas não quebro. Foi assim que a natureza me
Criou. Por isso, nobre carvalho, perdoa meu atrevimento se ouso chamar tua
atenção para o fato de que até aqui tens resistido muito bem aos ventos mais
fortes que vêm do norte, mas não te esqueças de que atrás do tempo, tempo
vem. Não demorou muito para que o deus Bóreas, em dia de furor, despejasse sua ira sobre a terra, e então o vento norte soprou com tamanha intensidade que o orgulhoso carvalho não resistiu à sua força e tombou vencido, deixando à mostra as raízes que antes mergulhavam solo à dentro. Mas com a frágil cana nada aconteceu porque quanto mais o furacão soprava descontrolado, destruindo tudo o que lhe oferecia resistência, mais ela se dobrava para permitir a sua passagem.

Moral da história: Não se machuca quem se abaixa quando a onda investe
sobre ele. Baseado em uma fábula de La Fontaine


Atividade: Façam um desenho, carta ou poesia demonstrando os sentimentos mais experimentam em seu dia-a-dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"