Atividade Ensino Religioso para 9º ano

  ATIVIDADE  DE ENSINO RELIGIOSO 


Existe esperança.
Não havia como deixar de relatar fato inusitado ocorrido conosco neste início de segunda-feira. Não eram nem 7h, as ruas estavam tomadas basicamente por jovens estudantes. Minha esposa estava a levar nossa filha para a escola. Bem à frente dela, seguia um sonolento ônibus. Até aqui, nada de diferente. Eis que o inusitado acontece: na movimentada Avenida Coronel Martiniano, o imenso ônibus parou em uma faixa de pedestres para que as crianças pudessem atravessar a avenida. Repito: o motorista parou por vontade própria, não havia sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de pedestres pintada no asfalto. O motorista simplesmente parou o coletivo.
Estaríamos nós em algum país europeu? Na Suíça talvez, Luxemburgo, talvez na Bélgica? Num país, numa cidade onde os motoristas respeitam a vida humana, respeitam literalmente o próximo? Nada disso: foi bem aqui em Caicó.
A vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e recomendá-lo para as autoridades constituídas para receber uma medalha de honra ao mérito. Infelizmente esta postura, que deveria ser regra, passa a ser merecedora de prêmio em uma cidade com um trânsito desumanizado, agressivo e mal-humorado.
Se 50%, pelo menos isso, a metade dos motoristas de nossa Caicó, agissem como este anônimo motorista de ônibus, juro, me daria por satisfeito. Parabéns, desconhecido motorista, minha filha recebeu encantada esta bela aula de cidadania, de amor ao próximo. Se a grande maioria dos motoristas daqui pudesse aprender e se espelhar em você, já seria uma grande vitória da vida, da civilidade.

Texto adaptado por Maria Aparecida; novembro de 2009.

COM BASE NO TEXTO, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 06

  1. O fato inusitado relatado no texto diz respeito a um condutor de ônibus que...

(A) parou o veículo por vontade própria, para preservar a vida de jovens estudantes.
(B) foi parado por um guarda de trânsito quando orientava a travessia de estudantes.
(C) atravessou uma faixa de pedestres em obediência à orientação de um guarda de trânsito.
(D) se viu obrigado a respeitar a sinalização em uma faixa para a travessia de pedestres.

  1. O título do texto, “Existe esperança”, indica que, para o autor...

(A) apenas a metade dos motoristas que trabalham nas cidades são agressivos e mal-humorados.
(B) os estudantes precisam sempre receber aulas de cidadania e de civilidade para se tornarem bons
Motoristas.
(C) só será possível tornar o trânsito das cidades mais humano e organizado premiando os bons
motoristas.
(D) mesmo em cidades que têm um trânsito agressivo e violento, é possível encontrar motoristas
civilizados, que respeitam as leis.

  1. Em “Infelizmente esta postura, que deveria ser regra, passa a ser merecedora de prêmio”, o autor...

(A) afirma que só em países estrangeiros existem motoristas que respeitam a vida humana.
(B) critica a ausência de sinais de trânsito em ruas movimentadas por onde circulam jovens estudantes.
(C) lamenta que nem todos os condutores se comportem de modo civilizado como o motorista do
coletivo.
(D) justifica o comportamento do motorista que trabalha em uma cidade cujo trânsito é violento e
desumanizado.


  1. O motorista do texto não pode ser caracterizado como...

(A) civilizado e cortês.
(B) paciente e amável.
(C) urbano e respeitador.
(D) sonolento e indiferente.

05. No enunciado “Não havia como deixar de relatar fato inusitado ocorrido conosco neste início de
segunda-feira” a palavra destacada significa...

(A) inabitual
(B) ordinário.
(C) costumeiro.
(D) extravagante.

06. Em todos os enunciados abaixo, há referência ao veículo dirigido pelo motorista que motivou a
crônica, EXCETO em...

(A) “O motorista simplesmente parou o coletivo”.
(B) “não havia sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de pedestres pintada no
asfalto”.
(C) “A vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e recomendá-lo para as autoridades
constituídas”.
(D) “na movimentada Av. Coronel Martiniano, o imenso transporte parou em uma faixa de pedestres para que as crianças pudessem atravessar a rua”.


07. A partir do trecho da Revista Veja e do que vimos em sala de aula sobre o tema justiça teça um breve comentário sobre o que você entende por: justiça ecorrupção caracterize-os.

O PT me transformou em bandido,”desabafa.Valério sabe que essa rotina em breve será interrompida. Ele é o único dos 37 réus do mensalão que não tem um átimo de dúvida sobre seu futuro. Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de prisão.” Veja,19 de setembro,2012,p.63

Justiça:_______________________________________________________________________

Corrupção:____________________________________________________________________
08. Leia o fragmento abaixo e identifique qual o problema que ele trata e diga o que falta entre os povos para haver paz religiosa.

“É odioso, condenável, grotesco e deseducado fazer troça da religião de outras pessoas- e até da própria. A fé se confunde com a mais profunda consciência que as pessoas têm de si mesmas. Portanto, é natural que as ofensas religiosas sejam percebidas como ataques pessoais.” Revista Veja, 26 de setembro, 2012,p.82.

____________________________________________________________________________

9- A paz social é aquela que resulta de...

a) diálogo inter-religioso com forte resquícios de caridade como paliativo da pobreza.
b) de uma justa distribuição da riqueza econômica e cultural do país entre todos os cidadãos.
c) valorização da mão de obra barata e corrupção política e solidária.

10- Sobre o tema família, já abordado em sala, marque a alternativa INCORRETA.
  1. A família é constituída por pessoas que independem do sexo.
  2. A família é apenas constituída pela união de heterossexuais.
  3. A família é a união de pessoas que se amam e se cuidam.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso