Atividade Ensino Religioso para 6 ano



Leia o texto abaixo e responda as questões de I a III.
A busca da felicidade

Pesquisas desvendam os mecanismos do prazer e da felicidade. Como esse novo conhecimento pode melhorar sua vida?    (Barbara Axt)
A busca da felicidade é o combustível que move a humanidade – é ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los. Ela nos convence de que cada uma dessas conquistas é a coisa mais importante do mundo e nos dá disposição para lutar por elas. Mas tudo isso é ilusão. A cada vitória surge uma nova necessidade. Felicidade é uma cenoura pendurada numa vara de pescar amarrada no nosso corpo. Às vezes, com muito esforço, conseguimos dar uma mordidinha. Mas a cenoura continua lá adiante, apetitosa, nos empurrando para frente. Portanto, felicidade é um truque.
(www.super.abril.com.br/cultura/busca-da-felicidade. Acesso: 7.2.14)

I.              O que a autora conclui sobre aquilo que ela diz a respeito da felicidade?
a) A busca da felicidade é o combustível que move a humanidade a ser egoísta.
b) é ela que nos força a estudar, trabalhar e ter mais problemas.
c) é a coisa mais importante do mundo e nos dá disposição para fugir das alegrias momentâneas.
d) Felicidade é um truque.
 II. A busca da felicidade, segundo as ideias do texto:
a) desmotiva e não define as nossas expectativas de vida.
b) é a motivação maior para lutarmos por aquilo que desejamos.
c) é um problema para as grandes conquistas de qualquer ser humano.
d) pode promover grandes frustrações às pessoas que não são vitoriosas nas suas buscas.
III.O texto nos faz refletir sobre a felicidade como...
a) algo completo e finito.
b) momentos desprezíveis.
c) algumas conquistas, no entanto, ressalta que sempre haverá novas necessidades.
d) trabalhar, estudar e ter fé no transcendente.
IV- De acordo com o que estudamos em sala sobre o tema liberdade e responsabilidade, marque a alternativa CORRETA.
a) Liberdade é fazer somente o correto e responsabilidade é ser útil.
b) Liberdade é o mesmo que limitação e responsabilidade é arcar com o prejuízo dos erros.
c) Liberdade é o ato de se expressar, poder ir e vir e responsabilidade é assumir as consequências de suas atitudes.
d) Liberdade é fazer bullying pela internet e responsabilidade é não revidar.
V- Relacione a charge ao lado com a frase e diga o que elas têm em comum. Que mensagem elas comunicam?
Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire   

VI- Formule frases verdadeiras relacionando as frases das letras a e b com as frases abaixo cujos parênteses estão vazios.
(a)   O bom uso da liberdade.
(b)   O mau uso da liberdade.

(           ) nos prejudica.
(           ) nos torna responsáveis.
(           ) nos torna escravo dos vícios.
(           ) nos faz crescer.
(           ) nos traz infelicidade.
(           ) pode nos afastar do convívio em sociedade.
VII- Coloque V para verdadeiro e F para falso nas sentenças abaixo.
(        ) Sou responsável quando deixo os outros fazerem o trabalho que era para eu fazer.
(        ) Quem não assume suas responsabilidades degrada-se como pessoa.
(        ) Podemos praticar o mal porque somos livres e devemos fazê-lo.
(        ) A responsabilidade se desenvolve aos poucos no ser humano.
(  ) A liberdade, ao lado da Inteligência, é uma característica que nos engrandece extraordinariamente.
(        ) Sou responsável quando devolvo em tempo o que tomei emprestado.
(        ) A liberdade é exclusiva para animais.
(     ) Automotivação é a capacidade de motivar a si mesmo, para encontrar uma razão e a força necessária para fazer alguma coisa, sem a necessidade de serem influenciados a fazê-lo por outra pessoa.

VIII-  Seja criativo em dois quadros desenhe algo que represente a liberdade e no outro a perda da liberdade.


 Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTIyMA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"