Atividade Ensino Religioso para 6 ano
Leia o texto abaixo e responda as questões de I a III.
A busca da felicidade
Pesquisas desvendam os mecanismos do prazer e da
felicidade. Como esse novo conhecimento pode melhorar sua vida? (Barbara Axt)
A busca da felicidade é o
combustível que move a humanidade – é ela que nos força a estudar, trabalhar,
ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro,
fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los. Ela nos
convence de que cada uma dessas conquistas é a coisa mais importante do mundo e
nos dá disposição para lutar por elas. Mas tudo isso é ilusão. A cada vitória
surge uma nova necessidade. Felicidade é uma cenoura pendurada numa vara de
pescar amarrada no nosso corpo. Às vezes, com muito esforço, conseguimos dar
uma mordidinha. Mas a cenoura continua lá adiante, apetitosa, nos empurrando
para frente. Portanto, felicidade é um truque.
(www.super.abril.com.br/cultura/busca-da-felicidade.
Acesso: 7.2.14)
I. O
que a autora conclui sobre aquilo que ela diz a respeito da felicidade?
a) A busca da felicidade é o combustível que move a
humanidade a ser egoísta.
b) é ela que nos força a estudar, trabalhar e ter mais
problemas.
c) é a coisa mais importante do mundo e nos dá disposição
para fugir das alegrias momentâneas.
d) Felicidade é um truque.
II. A busca da
felicidade, segundo as ideias do texto:
a) desmotiva e não define as nossas expectativas de vida.
b) é a motivação maior para lutarmos por aquilo que
desejamos.
c) é um problema para as grandes conquistas de qualquer
ser humano.
d) pode promover grandes frustrações às pessoas que não
são vitoriosas nas suas buscas.
III.O texto nos faz refletir sobre a felicidade como...
a) algo completo e finito.
b) momentos desprezíveis.
c) algumas conquistas, no entanto, ressalta que sempre
haverá novas necessidades.
d) trabalhar, estudar e ter fé no transcendente.
IV- De acordo com o que estudamos em sala sobre o tema
liberdade e responsabilidade, marque a alternativa CORRETA.
a) Liberdade é fazer somente o correto e responsabilidade
é ser útil.
b) Liberdade é o mesmo que limitação e responsabilidade é
arcar com o prejuízo dos erros.
c) Liberdade é o ato de se expressar, poder ir e vir e
responsabilidade é assumir as consequências de suas atitudes.
d) Liberdade é fazer bullying pela internet e
responsabilidade é não revidar.
V- Relacione a charge ao lado com a frase e diga o que
elas têm em comum. Que mensagem elas comunicam?
Posso não concordar com nenhuma das palavras que você
disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire
VI- Formule frases verdadeiras relacionando as frases das
letras a e b com as frases abaixo cujos parênteses estão vazios.
(a) O bom uso da
liberdade.
(b) O mau uso da
liberdade.
( ) nos
prejudica.
( ) nos
torna responsáveis.
( ) nos torna escravo dos vícios.
( ) nos
faz crescer.
( ) nos
traz infelicidade.
( ) pode
nos afastar do convívio em sociedade.
VII- Coloque V para verdadeiro e F para falso nas
sentenças abaixo.
( ) Sou
responsável quando deixo os outros fazerem o trabalho que era para eu fazer.
( ) Quem não
assume suas responsabilidades degrada-se como pessoa.
( ) Podemos
praticar o mal porque somos livres e devemos fazê-lo.
( ) A
responsabilidade se desenvolve aos poucos no ser humano.
( ) A liberdade,
ao lado da Inteligência, é uma característica que nos engrandece
extraordinariamente.
( ) Sou
responsável quando devolvo em tempo o que tomei emprestado.
( ) A
liberdade é exclusiva para animais.
( )
Automotivação é a capacidade de motivar a si mesmo, para encontrar uma razão e
a força necessária para fazer alguma coisa, sem a necessidade de serem
influenciados a fazê-lo por outra pessoa.
VIII- Seja
criativo em dois quadros desenhe algo que represente a liberdade e no
outro a perda da liberdade.
Comentários
Postar um comentário