Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso


A FLOR DOS VALORES ÉTICOS 

Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber a importância dos valores éticos
Material necessário: Papel de seda de várias cores.
Está atividade pode ser aplicada também quando alguns alunos na classe estiverem apresentando problemas relacionados aos valores éticos como respeito mútuo, porque a mensagem é que todos devem mudar e podem florescer.
Preparando a atividade: 
1.    O professor deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio.
2.    Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores.
Desenvolvimento da atividade:
1.    O professor motivará os alunos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedirá para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero, eles podem indicar o certo e o errado.
2.    O professor deverá pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deverá explicar que nem sempre tudo todos fazem o que é certo.
3.    O professor perguntará o que faz que agimos de forma errada, sem respeito mútuo, sem solidariedade, sem justiça, sem diálogo. Deverá solicitar a ajuda dos alunos para que citem outros exemplos, e cada palavra anunciada, pedirá que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
4.    Com a bolinha na mão, o professor perguntará ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”.
5.    Se alguém disser para que se jogue fora a bolinha, o professor intervirá dizendo que não podemos jogar fora nossos valores éticos, mas sim reconstruí-los.
6.    O professor deverá motivar os alunos a dizerem palavras como diálogo, respeito mútuo, justiça, solidariedade, responsabilidade, zelo, lealdade, liberdade, coleguismo e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel
7.    Com o papel todo aberto, o professor deverá dizer que o papel está cheio de rugas. Essas rugas são os valores antigos. E deverá pedir que os alunos balancem o papel para ver se os valores antigos vibram. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.
8.    O professor pedirá aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.
9.    O professor orienta os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
10. Após a troca pedirá para colocarem os pedacinhos de maneira que fique um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.
11. Os alunos deverão colocar o dedo indicador no centro das “cruzes” e modelar uma flor. O professor explicará que por mais que tenhamos valores antiéticos, ainda podemos florescer e mudar nossos valores. Porque podemos até perder a vibração, mas podemos florescer novamente.

  

INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM 

Objetivos: Fazer com que o aluno faça uma reflexão sobre valores
Materiais: figuras com situações de solidariedade, respeito mútuo, justiça, dialogo, zelo, lealdade, responsabilidade, honestidade, coleguismo.
Desenvolvimento da atividade 
1.    A classe será dividida em grupos de até quatro alunos;
2.    Os grupos receberão figuras que demonstram valores éticos para que os alunos identifiquem esses valores.

Desenvolvimento da atividade: 
1.    A classe será dividida em grupos;
2.    Cada grupo através de um sorteio saberá qual local da escola ira cuidar;
3.    Os grupos deverão fazer um relatório de como se encontra o local;
4.    Os grupos também farão uma entrevista com o responsável pelo limpeza do local para saber como funciona a conservação e como os alunos agem em relação a conservação deste local.
5.    Será feito um cartaz pelo grupo com itens de conservação, esse cartaz será fixado no local.
6.    O grupo ficará responsável de durante a semana acompanhar seus os alunos da escola estão seguindo os itens, para tanto farão um relatório diário de conservação do local.
7.    Ao término da semana o grupo fará uma avaliação de como o local foi cuidado pelos alunos da escola e o que os alunos não fizeram, essa avaliação será feita num cartaz que será fixado ao lado do outro cartaz, aquele colocado com os itens de conservação;
8.    Na sala de aula os alunos apresentarão seus relatórios para os outros grupos que relataram suas experiências, isto é, como se sentirão em relação a atividade.

O CORREDOR DA AMIZADE 

Objetivo: desenvolver o respeito mútuo
Materiais: um CD de música e aparelho para tocar o CD
O professor pode desenvolver também esta atividade quando perceber que os alunos não aceitam alguns colegas em seus grupos.
Desenvolvimento da atividade
1.    Primeiro na sala de aula o professor irá explicar que todos tem qualidades e que só na convivência, no dia-a-dia que percebemos as qualidades do outro. O educador questionará quais são as qualidades que uma pessoa pode ter.
2.    Após a explicação a classe formará um corredor, com o distância mento de 1 m. entre os alunos, sendo um de frente para o outro;
3.    O professor colocará uma música suave e passará por esse corredor um aluno de cada vez, formando o corredor novamente no final;
4.    Quando o aluno passar de olhos fechados pelo corredor bem devagar, cada aluno dirá no seu ouvido uma qualidade do colega.




JORNAL MURAL 

O jornal é uma janela de papel que reflete valores éticos através dos mais variados temas tornando-se assim uma ferramenta importante para o educador trabalhar sobre um prisma reflexivo e critico.

Objetivos: Fazer uma reflexão e discussão sobre os valores éticos
Materiais: jornais, cola, tesoura, cartolina

Desenvolvimento da atividade 
1.    A classe será dividida em grupos;
2.    Cada grupo irá elaborar um jornal mural;
3.    Os alunos pesquisaram em vários jornais, noticias e reportagens que contenham os seguintes temas: solidariedade, diálogo, justiça e respeito mútuo;
4.    Recortaram as noticias e reportagem e montarão um jornal mural, dividindo o jornal em nos temas citados;
5.    O jornal deverá ter um nome, escolhido pelo grupo.
6.    Após a elaboração do jornal, os grupos escolherão uma noticia ou reportagem para expor e expor os pontos positivos e importantes presentes.
7.    O jornal será exposto no mural da escola ou da classe.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES