Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso
A
FLOR DOS VALORES ÉTICOS
Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber a importância dos valores
éticos
Material necessário: Papel de seda de várias cores.
Material necessário: Papel de seda de várias cores.
Está atividade pode ser aplicada também quando alguns alunos na classe
estiverem apresentando problemas relacionados aos valores éticos como respeito
mútuo, porque a mensagem é que todos devem mudar e podem florescer.
Preparando a atividade:
1. O professor deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um
papel sulfite cortado ao meio.
2. Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando
diversificar as cores.
Desenvolvimento da
atividade:
1. O professor motivará os alunos, dizendo que a folha que eles têm na mão
é a vida de cada um deles. Pedirá para que notem que um lado da folha é liso e
o outro, um pouco mais áspero, eles podem indicar o certo e o errado.
2. O professor deverá pedir aos alunos que segurem as folhas numa das
pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deverá explicar
que nem sempre tudo todos fazem o que é certo.
3. O professor perguntará o que faz que agimos de forma errada, sem
respeito mútuo, sem solidariedade, sem justiça, sem diálogo. Deverá solicitar a
ajuda dos alunos para que citem outros exemplos, e cada palavra anunciada,
pedirá que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
4. Com a bolinha na mão, o professor perguntará ao grupo: “O que devemos
fazer com esta bolinha agora?”.
5. Se alguém disser para que se jogue fora a bolinha, o professor intervirá
dizendo que não podemos jogar fora nossos valores éticos, mas sim
reconstruí-los.
6. O professor deverá motivar os alunos a dizerem palavras como diálogo,
respeito mútuo, justiça, solidariedade, responsabilidade, zelo, lealdade,
liberdade, coleguismo e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel
7. Com o papel todo aberto, o professor deverá dizer que o papel está cheio
de rugas. Essas rugas são os valores antigos. E deverá pedir que os alunos
balancem o papel para ver se os valores antigos vibram. Nesse momento, pede ao
grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.
8. O professor pedirá aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e
recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las
novamente, ficando agora com quatro partes.
9. O professor orienta os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de
maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
10. Após a troca pedirá para colocarem os pedacinhos de maneira que fique um
na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.
11. Os alunos deverão colocar o dedo indicador no centro das “cruzes” e
modelar uma flor. O professor explicará que por mais que tenhamos valores
antiéticos, ainda podemos florescer e mudar nossos valores. Porque podemos até
perder a vibração, mas podemos florescer novamente.
INTERPRETAÇÃO
DA IMAGEM
Objetivos: Fazer com que o aluno faça uma reflexão sobre valores
Materiais: figuras com situações de solidariedade, respeito mútuo, justiça, dialogo, zelo, lealdade, responsabilidade, honestidade, coleguismo.
Desenvolvimento da atividade
1. A classe será dividida em grupos de até quatro alunos;
2. Os grupos receberão figuras que demonstram valores éticos para que os
alunos identifiquem esses valores.
Desenvolvimento da
atividade:
1. A classe será dividida em grupos;
2. Cada grupo através de um sorteio saberá qual local da escola ira cuidar;
3. Os grupos deverão fazer um relatório de como se encontra o local;
4. Os grupos também farão uma entrevista com o responsável pelo limpeza do
local para saber como funciona a conservação e como os alunos agem em relação a
conservação deste local.
5. Será feito um cartaz pelo grupo com itens de conservação, esse cartaz
será fixado no local.
6. O grupo ficará responsável de durante a semana acompanhar seus os alunos
da escola estão seguindo os itens, para tanto farão um relatório diário de
conservação do local.
7. Ao término da semana o grupo fará uma avaliação de como o local foi
cuidado pelos alunos da escola e o que os alunos não fizeram, essa avaliação
será feita num cartaz que será fixado ao lado do outro cartaz, aquele colocado
com os itens de conservação;
8. Na sala de aula os alunos apresentarão seus relatórios para os outros
grupos que relataram suas experiências, isto é, como se sentirão em relação a
atividade.
O
CORREDOR DA AMIZADE
Objetivo: desenvolver o respeito mútuo
Materiais: um CD de música e aparelho para tocar o CD
O professor pode desenvolver também
esta atividade quando perceber que os alunos não aceitam alguns colegas em seus
grupos.
Desenvolvimento da
atividade
1. Primeiro na sala de aula o professor irá explicar que todos tem
qualidades e que só na convivência, no dia-a-dia que percebemos as qualidades
do outro. O educador questionará quais são as qualidades que uma pessoa pode
ter.
2. Após a explicação a classe formará um corredor, com o distância mento de
1 m. entre os alunos, sendo um de frente para o outro;
3. O professor colocará uma música suave e passará por esse corredor um
aluno de cada vez, formando o corredor novamente no final;
4. Quando o aluno passar de olhos fechados pelo corredor bem devagar, cada
aluno dirá no seu ouvido uma qualidade do colega.
JORNAL
MURAL
O jornal é uma janela de papel que
reflete valores éticos através dos mais variados temas tornando-se assim uma
ferramenta importante para o educador trabalhar sobre um prisma reflexivo e
critico.
Objetivos: Fazer uma
reflexão e discussão sobre os valores éticos
Materiais: jornais, cola, tesoura, cartolina
Materiais: jornais, cola, tesoura, cartolina
Desenvolvimento da atividade
1. A classe será
dividida em grupos;
2. Cada grupo irá
elaborar um jornal mural;
3. Os alunos
pesquisaram em vários jornais, noticias e reportagens que contenham os
seguintes temas: solidariedade, diálogo, justiça e respeito mútuo;
4. Recortaram as
noticias e reportagem e montarão um jornal mural, dividindo o jornal em nos temas
citados;
5. O jornal deverá ter
um nome, escolhido pelo grupo.
6. Após a elaboração
do jornal, os grupos escolherão uma noticia ou reportagem para expor e expor os
pontos positivos e importantes presentes.
7. O jornal será
exposto no mural da escola ou da classe.
ResponderExcluirAmei, muito bom.