Dicas para o primeiro dia de aula...
A disciplina de Ensino Religioso é simplesmente encantadora
para aqueles que conseguem entender e passar a essência de sua existência,
alguns podem até dizer que não entende o porquê de sua inserção na grade
curricular da escola normal, e é por isso que se faz necessário que o professor
esclareça para seus alunos: os eixos temáticos e a importância desses
conhecimentos para sua formação cidadã.
Apresentação da disciplina de acordo com a nova redação da
LDBEN.
- Esclarecer quais foram as exigências da disciplina e quais
são, na atualidade;
- Objetivo (aprender a conviver com a pluralidade cultural e
diversidade religiosa );
-Conteúdos (ritos, mitos,religiões ocidentais e orientais,
temas transversais);
- Métodos de avaliação (trabalhos individual e em grupo;
pesquisa; debates, vistos, atividade avaliativa, etc.)
Texto para reflexão:
Aprender ou desaprender? O que é mais difícil?
Mudar é complicado.
Abandonar conceitos arraigados, mais complicado ainda.
Desaprender é difícil, mas pode ser necessário.
Um famoso pesquisador Francês Jean Faber, pesquisava o
comportamento das largatas processionária:
Ele conseguiu com que várias largatas caminhassem em
círculo, sobre à borda de um vaso. Caminharam durante sete dias e sete noites.
Pareciam que não podiam romper a cadeia...
Morreram de cansaço e de fraqueza devido à falta de alimento.
O mais interessante é que, dentro do vaso, a uma distância menos que o
comprimento de uma largata, havia grande quantidade de comida, que seria um
verdadeiro banquete, se qualquer uma das largatas tivesse se animado a romper a
cadeia. Mas, nenhuma a fez.
Como as largatas, nós também nos apegamos à tradição, ao
hábito, ao comodismo, ao preconceito, à preguiça e nos fechamos para o novo,
para novas descobertas, novos desafios. Inibimos nossa capacidade de criar e
recriar.
Por que insistir na flexibilidade, na rigidez, na repetição?
Medo do desconhecido?
Fonte:http://iedalima-educarparaser.blogspot.com.br/2011/09/aprender-ou-desaprender-o-que-e-mais.html
A intenção a priore é trazer o diálogo para a sala de aula,
a abertura para o diferente...
Dinâmica de apresentação (cada aluno diz o nome do outro
desde o primeiro ao último) essa é indicada para turmas com bastante alunos que
ainda não se conhecem e que você nunca lecionou.)
Dinâmica de apresentação (Quem sou eu?)
Indicada para turmas em que alunos já são bem amigos...
procedimento: entregue um pedaço de papel para cada aluno e
peça para que eles escrevam: uma qualidade boa, um defeito e uma característica
peculiar, depois dobre. Em seguida troque os papéis e ao lerem vão tentar
advinhar quem é a pessoa descrita, essa dinâmica gera mais unidade na turma e
causa humor.
Comentários
Postar um comentário