Radio Imad Amor de Deus

sábado, 23 de janeiro de 2010

PROJETO: O Ensino Religioso e a Aprendizagem dos Valores Essenciais

Introdução

No Ensino religioso do ensino fundamental anos finais, de 5ª a 8ª séries, ficou determinado que o próprio professor irá trabalhar, com seus alunos os Temas Transversais com o objetivo de construir, uma sociedade mais justa e solidária. O professor na sala de aula poderá dar um passo a mais, se despertar nos adolescentes a importância da relação com o transcendente.

Eixos de Trabalho
Dignidade da pessoa humana-
Implica no repúdio a qualquer tipo de discriminação, respeito mutuo nas relações interpessoais.

Igualdade de direitos

Refere-se a possibilidade de exercer sua cidadania, o princípio da equidade respeito as diferenças (étnicas, culturais, religiosas, etc...)

Participação
Princípio democrático ativo, desenvolver a participação de uma cidadania ativa.
Co-responsabilidade pela vida social
Desenvolver a responsabilidade pelo destino coletiva, em busca de uma ampliação da vida democrática em todos os grupos sociais.

Justificativa

O Ensino Religioso é um eixo importante para alcançarmos uma sociedade mais fraterna e menos agressiva. Os valores passam pela relação que o educando tem com o transcendente, o Divino. O professor comprometido tem a chance não só de trabalhar os valores nas diferentes disciplinas, mas tem um espaço para desenvolver projetos que despertem as capacidades para a construção de uma relação mais fraterna e próxima do Divino.

Objetivo geral

Propor as atividades para a conscientização e percepção do educando na formação dos Valores Essenciais. Quando o educando percebe como ser completo e que o professor sabe e respeita sua humanidade e também faz parte dela, os projetos sobre: ética; justiça; igualdade; harmonia e outros que acabam fazendo parte do conviver da comunidade.


Sugestões de atividades
Alongamento (exercício de respiração e alongamento)
O aluno aprende a respeitar seu corpo os limites dele e valozirá-lo.

Preparando o afetivo
Usando músicas próprias para relaxamento, conduzindo os alunos a sentir seu próprio corpo, coração, ouvir a música como se não tivesse mais nada ao seu redor, pensar nas coisas boas que aconteceram durante a semana, as menos boas, fazer um equilíbrio e ver a vida de outra forma, reflexão sobre a importância de Ser (Quem é mais importante pra mim? Quantas vezes você pára e faz uma análise sobre a tua vida? E sua vida em relação com Deus? E a sua participação na sociedade?).

Avaliação

A nossa capacidade de dialogar de construir junto com o educando um ambiente de busca de autonomia emocional na construção de um ser afetivo e responsável de sua história. Nos ajuda a observar o crescimento do educando, transformando as relações da própria sala de aula e do ambiente em que o aluno convive.

Um comentário:

  1. Um trabalho de valores bem pensado e realizado com certeza deixa marcas em nossos adolescentes. E isto gera ações positivas em toda a sociedade.

    Parabéns!

    ResponderExcluir