sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vocabulário de Apoio

O Vocabulário de Apoio consiste no lançamento de palavras que serão estudadas gradativamente. Ele é escolhido pelo aluno, nada mais natural do que começar pela pergunta: que palavrinhas vocês gostariam de conhecer?
Uma palavra será estudada de cada vez, portanto, muitas vezes, é aconselhável escrever em folha de blocão todas as palavras sugeridas.O alfabetizador deve condicionar o lançamento de uma palavrinha nova à comprovação de que conseguem ler frases formadas com as palavrinhas anteriores.Vantagens de se usar palavras escolhidas pelos alunos:

1. Carrega significado para eles;
2. Dispensa motivação artificial criada pelo educador;
3. É sempre carregada de vida;
4. É fruto de interesse real;
5. são facilmente memorizadas;
6. Dispensa todo o trabalho das antigas pesquisas;
7. Propicia aceitação pelo voto, acata à vontade da maioria e exercita a democracia.
O que é fundamental é não deixar a palavra vazia de vida; bastará ao educador criar um “clima” e desenvolver diversas atividades relacionadas à palavra lançada.A palavra escolhida poderá então ser lançada (junto a uma grande incentivação) em sua forma escrita, no quadro de giz e, imediatamente, escrita também numa folha de papel que será ilustrada e ficará exposta em local acessível a todos para que a utilizem nas futuras leituras e trabalhos escritos.Este é o início da construção do vocabulário de apoio! A ilustração das palavras é indispensável, pois mantém o significado e possibilita o seu uso pelos alunos em consultas e verificações; além disso, envolve o ambiente num clima apropriado de motivação pelo estudo.O alfabetizador deve impedir que haja repetição de alguns sons em detrimento de outros. O vocabulário total não deve ultrapassar de 45 palavras, dentre elas substantivos, adjetivos e verbos, para que possam ser formadas frases e textos.
O vocabulário não deve crescer indefinidamente!
O lançamento de palavras deve continuar até que o educador sinta:- que todos os sons e letras já apareceram;- que os alunos lêem com compreensão e escrevem, como forma de expressar suas idéias, textos de 3 a 5 linhas, usando o vocabulário da turma.
Apresento aqui algumas palavras do Vocabulário de Apoio de Tatiane:
Essa atividade é sugestao de Tatiane do Blog Mundo da Alfabetização tem outras atividades de alfabetizaçao visitem!!!!!!Beijos arinhosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário