domingo, 18 de abril de 2010

Projetos de leitura e escrita

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Projetos de leitura e escrita

Tipo: Metodologias

Conforme a dica , em Turbine sua aula, os projetos de leitura, escrita e produção de discursos
em linguagem oral são importantes ferramentas para trabalhar com a Língua
Portuguesa. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos de projetos que podem ser
desenvolvidos nos anos iniciais de escolaridade:
1. De escrita Produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela classe.
Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa.
Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas. Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela classe ou escolhido pelo aluno.
Produzir uma coletânea de contos policiais e detetivescos elaborados pela classe.
Produzir encartes que contenham instruções para jogos criados pela classe.2. De leitura
Produzir um jornal mural temático (por exemplo, sobre clonagem, transgênicos, pesquisas a respeito do genoma humano, perdas que a biosfera vem sofrendo, candidatos da próxima eleição e suas plataformas de governo etc.).
Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela classe.
Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero).
2-Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor.
Gravar uma fita cassete — ou de vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para enviar a escolas de portadores de deficiência visual.
3. De leitura e escrita
Produzir um suplemento de resenhas críticas.
Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidas pela classe.
Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês.
4. De linguagem oral
Organizar um seminário sobre tema de interesse da classe.
Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica.
Realizar uma apresentação expositiva sobre o estande da classe na Mostra de Trabalhos organizada na escola.
Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, entre outros).
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário