sábado, 3 de abril de 2010

Ensino Religioso - Adolescer

ADOLESCER

Começamos a adolescer...

Desde o primeiro momento de ADOLESCER

Começamos a adolescer...

Desde o primeiro momento da vida,

somos dependentes da relação com o outro, e assim permanecemos muito tempo, de certa forma, a vida toda.

Quais são as fases de nosso adolescer?

A criança desde seu nascimento depende da mãe para sobreviver.

Através dos cuidados, da alimentação e do afeto, a mãe vai traduzindo o que imagina estar se passando com o bebê.O adolescente saído da infância depara-se com seu corpo que se modifica, torna-se diferente, às vezes desengonçado.

A angústia é o sentimento mais eminente; crises de tristeza, inibições, nervosismos e agitações são muitas vezes externadas em atos de agressão, seja consigo mesmo, seja com o outro.

Os pais já não possuem as respostas a todos os porquês.

A adolescência é, ou deveria ser, a porta de entrada para a vida adulta.
São muitas as portas, e apontam para um tempo de incertezas, do despertar __ para o sexo, para o outro, para o trabalho, para a vida adulta cheia de escolhas, responsabilidades, frustrações, ilusões, amores e desamores.

Para superar essa FASE da vida, o adolescer exige da família e do próprio adolescente um trabalho de elaboração de valores, para que possa saber o que é importante para ele e, portanto, o que deve fazer de seu desejo, de suas aspirações, do que quer para si.

Ele precisa superar as dificuldades que isso acarreta, tentando produzir uma história particular de sua existência; caso contrário, a base de sustentação é insuficiente para encontrar novos modos de existir no mundo, e o adolescente tende a alienar-se, participando superficialmente da construção de sua história.

A melhor porta de entrada na vida é a porta de acesso ao outro, o exercício do amor e do trabalho, com criatividade e responsabilidade.

Viver cada etapa como se fosse a única requer conhecimento de si, auto-estima. O amor próprio está fundamentado nos valores essenciais do amor, do respeito, da empatia, do diálogo, do perdão, da responsabilidade e da liberdade, entre tantos.

Na verdade, alguém torna-se adulto pela capacidade de viver as alegrias da adolescência e da juventude, a camaradagem, as baladas, a gradual experiência do afeto e da sexualidade, os momentos de realização no esporte, namoro, estudo, trabalho.


OBS: Texto tirado do livro: Ensino Religioso de José A. Galiani.posted by Izabel Sampaio at 05:00

Após ler o texto, produza um comentário expondo sua opinião sobre a adolescência, o que é ser adolescente, quais as vantagens, desvantagens, como resolver os problemas encontrados na mesma, etc.... a vida, somos dependentes da relação com o outro, e assim permanecemos muito tempo, de certa forma, a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário