Quais são os meus valores - PROJETO VALORIZAÇÃO DA VIDA


Essa semana vamos assistir alguns vídeos para repensar alguns conceitos! Por isso nossa atividade terá continuidade nas próximas semanas. Afinal, vamos nos conhecer....vamos fazer um passeio revisitando nossa historia, nossa vida!

A tarefa para nossa 2ª semana é assistir aos vídeos e  em seguida responder as questões abaixo. Todo o direcionamento é sobre você, suas duvidas seus amores e sonhos....Faça com carinho
 Seguem os links: lembrando que os vídeos são direcionados a 7º ano


Texto 01: Quais são os meus valores
Uma primeira coisa que a gente deve levar em conta quando vai discutir valor é o que esta palavra pode significar. Porque, mesmo sendo uma das palavras mais usadas, quando você pergunta o que é um valor, poucos conseguem dizer o que é. Portanto, a primeira coisa que a gente precisa distinguir é que valor significa uma porção de coisas diferentes. O valor pode significar o econômico, que é o preço, quanto você paga por alguma coisa.
Outro sentido, que já está mais próximo do que se vai falar aqui, é o valor natural, isto é, o valor que provém do fato de algo ser da natureza, de algo não ter sido feito pelos homens. Por exemplo, a terra, tem um valor natural, o ar, a água, que é o valor da natureza.
E há um terceiro sentido para a palavra valor: alguma convicção profunda que está dentro da gente e dentro dos grupos, alguma convicção que faz com que a gente faça aquilo, e ache que seja bom. É exatamente o que a gente poderia dizer do valor ético, que é aquela atribuição que a gente dá às coisas. A gente pergunta: esta coisa é boa ou ruim? É o valor que está encaixado nas coisas.
O interessante é que tudo tem valor, nesse sentido. Não há nada que seja neutro. Todas as ações vêm enroladas em valores, tudo o que a gente faz, no fundo, no fundo é por um motivo de valor. Então, o valor é aquilo que dá o impulso fundamental às nossas ações. Só que a gente não para pensar: qual é a razão daquilo que estou dizendo? Por que decidi fazer esse curso e não outro? Por que decidi responder dessa maneira e não de outra maneira?
Mesmo quando a pessoa usa droga, ela tem algum valor, tem alguma razão para fazer isso. Eu busco algo que não tenho. Só que alguns acham que isso é negativo. A gente nunca se pergunta sobre o porquê de grande parte daquilo que fazemos. Talvez essa seja a questão mais séria.
Pe. Pedrinho Guareschi. Mundo Jovem, Ano XLI, no 333, fevereiro, 2003, p. 13

AGORA EM SEU CADERNO REGISTRE AS PERGUNTAS E RESPONDA

Abaixo estão definições de oito atitudes e valores que contribuem para a construção de um mundo melhor. Descubra quais são eles.

1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem ou de alguma coisa:
2. Capacidade de cada um se decidir ou agir segundo a própria vontade ou determinação:
3-Harmonia. Momento em que não há guerras ou conflitos. Estado de humor de quem está  tranquilo:
4. Qualidade que tem a pessoa que não desiste daquilo em que acredita:
5. Grande conhecimento acumulado, baseado geralmente na experiência de vida:



Texto 02:    A face de Deus


Conta-se que havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente. Um dia, encheu sua mochila com pastéis e guaraná e saiu para brincar no parque.
Quando ele havia andado umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco da praça, olhando os pássaros. O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, e ofereceu-lhe um pastel. O velhinho, muito agradecido, aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro. Quando começou a escurecer, o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele voltou-se e deu um grande abraço no velhinho. Aí o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face: “O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?” Ele respondeu: “Passei a tarde com Deus” - e acrescentou – “Você sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi?”


Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face, e seu filho perguntou: “Por onde você esteve que está tão feliz?” E o velhinho respondeu: “Comi pasteis e tomei guaraná no parque com Deus.”  Antes que seu filho pudesse dizer algo, falou: 
— Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava? A face de Deus está em todas as pessoas e coisas se são vistas por nós com os olhos do amor e do coração. (Autor Desconhecido).

Qual é a moral da história?
O QUE EU POSSO FAZER:
Em casa_____________________________________________________
Na escola___________________________________________________
Com  os amigos________________________________________

LEMBRE-SE, FIQUE EM CASA PARA A SUA
SEGURANÇA, DA SUA FAMÍLIA E DAS DEMAIS PESSOAS!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"