A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA - ENSINO RELIGIOSO
POR
QUE ESTUDAR ENSINO RELIGIOSO?
Vivemos em um mundo em que pessoas
diferentes têm valores diferentes. Qualquer um pode compartilhar alguns valores
e discordar de outros. Alguns valores, porém, são unânimes: cuidado,
responsabilidade, coragem, lealdade, curiosidade, sabedoria e ética. Esses são
respeitados pela maioria das pessoas. Até mesmo as culturas tendem a enfatizar
alguns valores em relação a outros, por exemplo: os americanos valorizam a
interdependência e a individualidade. Os japoneses valorizam a cooperação e a
integração. Mas ambos estimam e estimulam a educação.
As pessoas demonstram seus valores por
meio de suas ações. Alguém que acredita em cuidado verificará se o vizinho
idoso necessita de alguma coisa ou ajudará uma criança chorando perdida em um
shopping. Alguém que valoriza a responsabilidade certificar-se-á de que o óleo
do carro seja trocado regularmente, pagará as contas em dia e manterá os
compromissos.
O Ensino Religioso transmite os verdadeiros
valores e ajuda a desenvolver e consolidar o caráter.
O Ensino Religioso é outra linguagem,
entre outras, que no processo do conhecimento integral da vida humana, ajuda no
contexto das tradições cultural e religiosa, a discernir o saber de si próprio
diante do desafio de um mundo complexo pelo pluralismo religioso.
O conhecimento que não contempla a linguagem
da dimensão religiosa ou da espiritualidade, não tem sentido pleno para
compreender a vida humana. Sabendo que o ato de conhecer revigora no
relacionamento da construção dos saberes, seria leviano ignorar o que sempre esteve
na base do ensino e da aprendizagem do convívio humano, as questões: Quem sou?
Para que vivo? De onde vim? Para onde vou? Qual é a área de conhecimento que
tem conteúdo próprio para responder estas questões, senão as Ciências da
Religião, expressas pelo Ensino Religioso?
A palavra RELIGIÃO deriva do termo
latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino.
Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e
religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas
de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo
Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
Presença
da religião em toda a cultura humana
Não há registro em qualquer estudo por
parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra
"ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não
tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então, um
fenômeno inerente à cultura humana, assim como as artes e técnicas. Tal como a
Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da
cultura humana, e sempre continuará sendo.
ATIVIDADES
1.
Procure no dicionário o significado:
Valores:
____________________________________________________
Unânimes:
__________________________________________________________
Religião:
______________________________________________________________
2.
Responda:
a) Que valor é estimulado tanto pelos Estados
Unidos, quanto pelo Japão e que influencia no fato de esses países serem uns
dos países mais desenvolvidos e ricos do planeta?
b) Segundo o texto, qual é a
importância do Ensino Religioso?
c) Qual é o papel do Ensino Religioso
no processo do conhecimento integral da vida humana?
d) Qual é o significado da palavra RELIGIÃO?
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- Complete
a) As pessoas demonstram seus valores
por meio de suas __________________.
b) O conhecimento que não contempla a
linguagem da dimensão religiosa ou da espiritualidade, não tem sentido pleno
para compreender a __________________.
c) Não há registro em qualquer estudo
por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra
"ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não
tenha professado algum tipo de __________________.
d) Religião é parte integrante e
inseparável da __________________, e sempre continuará sendo.
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Encontre e enumere na segunda coluna o significado dos valores listados na
primeira coluna.
(1) CORAGEM
(2) LEALDADE
(3) RESPONSABILIDADE
(4) SABEDORIA
5) ÉTICA
(6) CUIDADO
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(
) Atenção; cautela, prudência; preocupação; atenção maior em relação
outra pessoa.
(
) Bravura; senso de moral intenso diante dos riscos ou do perigo.
(
) Obrigação; dever de arcar, de se responsabilizar pelo próprio
comportamento.
( )
Qualidade da pessoa sábia, com muitos conhecimentos. Que demonstra sensatez,
reflexão: o líder era a expressão da sabedoria.
( ) Que honra seus compromissos com
retidão e responsabilidade; probidade. ( ) Reunião das normas de valor moral
presentes numa pessoa, sociedade ou grupo social
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