A Moça Tecelã Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo se sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor de luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte. Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos de algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela. Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. Assim, jogando a lançadeira de um lado para o outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça...
Grupo Esta dinâmica pode ser utilizada com alunos de várias faixas etárias em diversas disciplinas. Ou até mesmo em reuniões de pais. Objetivos Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades. Material Papel pardo, durex, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc... Local e duração Sala de aula ou uma sala grande. Cerca de 40 minutos Desenvolvimento: Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos... Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (tenha a disposição lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc...) e depois recortem. Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário. Ap...
A EEEFM “SÂO LUIS” desenvolve um projeto de Leitura que envolve todas as turmas e todas as disciplinas, na disciplina de Ensino Religioso, sempre que tenho oportunidade, procuro envolver atividades deste projeto, pois penso que qualquer formação só é possível passando primeiro pela leitura e conscientização. “Partindo da coleção “ O que cabe no meu mundo” , desenvolvemos então o projeto com o mesmo nome . Esta coleção traz para o cotidiano da criançada os valores necessários e importantes para o bom convívio escolar e social . São livros com encarte diferenciado, belíssimas ilustrações e escritos com uma linguagem de fácil compreensão direcionada ao aluno. A partir destas leituras, nossos alunos elaboraram frases, e as caixas com dizeres , e imagens sobre o que cabe no nosso mundo . Objetivos Promover reflexão ampla sobre os valores e incentivar a prática desses valores no dia-a-dia escolar, multiplicando as oportunidades do sen...
Comentários
Postar um comentário