Produção de texto - Histórias em quadrinhos

Uma atividade interessante de produção de texto é a retextualização. Nossa sugestão é que os alunos transformem a fábula a seguir em uma história em quadrinhos. Os textos produzidos poderão ser apresentados em um varal, em um mural ou em uma revista
( coletânea dos textos produzidos). No caso da revista, o professor poderá planejar com seus alunos como será a capa, o editorial, etc.


A reunião geral dos ratos
La Fontaine

Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um rato jovem levantou-se e deu a idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?
Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)