Maria Vai-com-as-outras
Era uma vez uma ovelha chamada Maria.
Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também.
As ovelhas iam para baixo Maria ia também.
As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
- Ai que lugar quente! As ovelhas tiveram insolação.
Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló.
Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló,
Maria comia também. Que horror!
Foi quando de repente, Maria pensou:
“Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?”
Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa.
Todas as ovelhas pularam.
Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé!
Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: mé!
E assim quarenta duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando mé, mé, mé!
Sylvia Orthof nasceu em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em 1932, e faleceu em 1997. Ao longo de sua vida, publicou cerca de 120 livros para crianças, desde a estréia, em 1981, com Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pelo livro A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, em 1983, e o Prêmio Ofélia Fontes, pela coleção Assim é se lhe parece, junto com Angela Carneiro e Lia Neiva, em 1995, entre outros.
ATIVIDADES GRAMATICAIS:
Encontre no texto:
(No primeiro parágrafo) dois verbos no passado.
Dois artigos indefinidos
Três substantivos próprios.
(No primeiro e segundo parágrafos) dois advérbios indicando lugar.
Um advérbio de tempo.
Um verbo na terceira pessoa do plural que indique tempo passado.
Uma oração interrogativa. Escreva-a.
Uma expressão de admiração contida no texto.
Um numeral cardinal.
Um substantivo feminino no plural.
Cinco substantivos comuns.
Uma qualidade para lugar.
Encontrei essas preciosidades no blog da Teresinha.. visitem
http://piquiri.blogspot.com/search/label/Interpreta%C3%A7%C3%B5es%20II
Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também.
As ovelhas iam para baixo Maria ia também.
As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
- Ai que lugar quente! As ovelhas tiveram insolação.
Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló.
Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló,
Maria comia também. Que horror!
Foi quando de repente, Maria pensou:
“Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?”
Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa.
Todas as ovelhas pularam.
Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé!
Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: mé!
E assim quarenta duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando mé, mé, mé!
Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada, entrou num restaurante comeu, uma feijoada.
Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé.
Sylvia Orlof
Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé.
Sylvia Orlof
Sylvia Orthof nasceu em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em 1932, e faleceu em 1997. Ao longo de sua vida, publicou cerca de 120 livros para crianças, desde a estréia, em 1981, com Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pelo livro A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, em 1983, e o Prêmio Ofélia Fontes, pela coleção Assim é se lhe parece, junto com Angela Carneiro e Lia Neiva, em 1995, entre outros.
ATIVIDADES GRAMATICAIS:
Encontre no texto:
(No primeiro parágrafo) dois verbos no passado.
Dois artigos indefinidos
Três substantivos próprios.
(No primeiro e segundo parágrafos) dois advérbios indicando lugar.
Um advérbio de tempo.
Um verbo na terceira pessoa do plural que indique tempo passado.
Uma oração interrogativa. Escreva-a.
Uma expressão de admiração contida no texto.
Um numeral cardinal.
Um substantivo feminino no plural.
Cinco substantivos comuns.
Uma qualidade para lugar.
QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
O texto apresentado é narrativo ou descritivo? Explique.
Quem escreveu o texto?
Quem conta a história?
Descreva as características da personagem principal e diga o que acha dela.
Qual sua opinião a respeito das outras ovelhas?
Maria ficou doente duas vezes: Quando?
Quando Maria tomou consciência de que imitava as outras ovelhas?
Em que momento houve uma mudança na atitude de Maria?
Como você explica a última frase do texto?
Escolha a frase mais marcante da história e copie-a.
Qual a frase do texto que é narrada em primeira pessoa? Copie-a.
Invente um outro nome também adequado para esta história.
O que você pensa das pessoas que são “Maria vai-com-as-outras”?
Você já foi Maria vai-com-as-outras” algum dia? Quando? Por quê?
Qual a comida que você não gosta? Por quê?
Reescreva a história mudando título, locais, nomes, animais, alimentos...
Resuma o texto
Faça uma pesquisa sobre o Pólo Sul.O texto apresentado é narrativo ou descritivo? Explique.
Quem escreveu o texto?
Quem conta a história?
Descreva as características da personagem principal e diga o que acha dela.
Qual sua opinião a respeito das outras ovelhas?
Maria ficou doente duas vezes: Quando?
Quando Maria tomou consciência de que imitava as outras ovelhas?
Em que momento houve uma mudança na atitude de Maria?
Como você explica a última frase do texto?
Escolha a frase mais marcante da história e copie-a.
Qual a frase do texto que é narrada em primeira pessoa? Copie-a.
Invente um outro nome também adequado para esta história.
O que você pensa das pessoas que são “Maria vai-com-as-outras”?
Você já foi Maria vai-com-as-outras” algum dia? Quando? Por quê?
Qual a comida que você não gosta? Por quê?
Reescreva a história mudando título, locais, nomes, animais, alimentos...
Resuma o texto
Encontrei essas preciosidades no blog da Teresinha.. visitem
http://piquiri.blogspot.com/search/label/Interpreta%C3%A7%C3%B5es%20II
Comentários
Postar um comentário