terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O JORNAL NA SALA DE AULA


I. APRESENTAÇÃO:

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação do jornal na escola. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.
A idéia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e forma cidadãos mais informados e participantes.



II. OBJETIVOS:
· Fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
· Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
· Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
· Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
· Motivar o aluno a participar de pesquisas na comunidade a partir de temas estudados na sala de aula gerados através do jornal.
· Facilitar o manuseio da informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno.
· Incentivar melhor domínio e manejo da linguagem oral e escrita.
· Proporcionar a interdisciplinaridade e a sociabilização.
· Incentivar a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.
· Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático.
· Democratizar as informações e gerar ações sociais mais freqüentes nas escolas.
· Questionar a realidade social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças de posicionamento e atitudes.
· Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento na interpretação e compreensão.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

PORTUGUÊS – ATIVIDADE 1


I. CONHECENDO O JORNAL

II. OBJETIVOS:
Ø Conhecer a estrutura geral de um jornal, como sua divisão em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marca.
Ø Conscientizar os alunos quanto à variedade de informações de jornais.
Ø Distinguir notícias de informes utilitários (ou serviços) e publicidade de classificados.
Ø Localizar os lugares de venda e os lugares de consulta e leitura onde jornais ficam à disposição de leitores.
Ø Entrevistar o jornaleiro.

III. DESENVOLVIMENTO:
1. Na Biblioteca, dividir a turma em grupos;
2. Cada grupo deve ter um jornal para análise;
3. Localizar:
Ø o nome do jornal;
Ø a periodicidade;
Ø local e data de publicação;
Ø preço;
Ø formato;
Ø manchetes.

IV. EU, JORNALISTA POR UM DIA:
1. Vá a uma banca de jornais próxima a sua casa, entreviste o(a) jornaleiro(a) e produza um texto registrando os dados obtidos através da pesquisa. Veja o que pesquisar:
Ø Relação de títulos de jornais mais vendidos naquele local;
Ø Tipos de notícias preferidas pelos homens e pelas mulheres;
Ø Um episódio interessante de um leitor/consumidor, acontecido na banca;
Ø Editorias (cada uma das seções do jornal). A mais curiosa;
Ø Os encartes que acompanham os principais jornais do estado;
Ø Na banca, são vendidos jornais de quais estados brasileiros.

2. Comente ainda:
Ø O que você aprendeu com essa estratégia;
Ø Que dificuldade encontrou;
Ø O que lhe ajudou a resolver essa(s) dificuldade(s).
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“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”
Mário Quintana

SUGESTÕES 2

PORTUGUÊS – ATIVIDADE 2


I. FOLHEANDO JORNAIS

II. OBJETIVOS:
Ø Estabelecer novo contato com a riqueza de assuntos dos jornais;
Ø Despertar a curiosidade dos alunos por esses impressos;
Ø Estimular os alunos a encontrar preferências por assuntos tratados nos jornais.

III. DESENVOLVIMENTO:
1. Formar os grupos de estudo – Biblioteca;
2. Favorecer a troca de idéias e de discussões entre os participantes do grupo;
3. Distribuir o material aleatoriamente;
4. Os alunos deverão folhear os jornais à vontade, discutir o seu conteúdo e formar um juízo de valor ou de apreciação;
5. Os grupos classificarão o conteúdo do jornal e destacarão o que lhes interessa ou não, justificando suas posições. Anotar as conclusões para a apresentação oral;
6. Cada grupo apresentará rapidamente suas conclusões. É um trabalho oral e informal.

IV. EU, JORNALISTA POR UM DIA:
Ø Registro das conclusões:
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Ø Redigir uma crônica sobre as diferentes maneiras de ler o jornal.
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Ø Em atividade lúdica, teatral, utilizar a mímica em cenas manipulando um jornal para uma leitura rápida ou detalhada.

“A leitura engrandece a alma.”
Voltaire


O JORNAL NA ESCOLA – PORTUGUÊS – ATIVIDADE 3


I. NOTÍCIAS E PUBLICIDADE:

II. OBJETIVOS:
Ø Proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundarem aos poucos, seus contatos com jornais;
Ø Iniciar um trabalho de levantamento e classificação de dados;
Ø Distinguir notícia de informes utilitários (ou serviços) e publicidade de classificados;

III. DESENVOLVIMENTO:
1. Cada grupo deve ter um exemplar de jornal e escolher, dentre as publicações, títulos de temas variados;
2. Pesquisar e registrar o significado de:
a) notícia: __________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) informes utilitários ou serviços: ______________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) publicidade: _______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) classificados: _____________________________________________________________
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3. Separar as notícias (e informações) dos informes utilitários e da publicidade, juntamente com as fotos que as ilustrem e suas respectivas legendas;
4. Classificar os recortes por tema ou área e colar em uma folha;
5. Apresentar oralmente, classificando o recorte e comentando o assunto publicado.
6. Comentar as fotos e suas legendas, estabelecendo relação entre elas e a notícia e / ou informe, publicidade, classificado.
7.
Escolher uma notícia, colar no espaço abaixo e identificar os seguintes elementos:

a) O fato (o que aconteceu) _____________________________________________________
____________________________________________________________________________
b) Lugar (onde aconteceu) _____________________________________________________
____________________________________________________________________________
c) Participantes (os envolvidos no fato) ___________________________________________
____________________________________________________________________________
d) Tempo (quando aconteceu) ___________________________________________________
____________________________________________________________________________
e) Por que aconteceu (as causas) ________________________________________________
____________________________________________________________________________
f) Para que aconteceu o fato (a finalidade)_________________________________________
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“A leitura leva o leitor para longe da ignorância verbal;
abre-lhe a mente para o raciocínio lógico e crítico.”
(Autor desconhecido)
PORTUGUÊS – ATIVIDADE 4


I. CONHECENDO OS CADERNOS DO JORNAL

II. OBJETIVOS:
Ø Aprofundar o conhecimento dos jornais através do estudo dos cadernos e seções;
Ø Conhecer os indícios que marcam os cadernos;
Ø Conhecer os signos que marcam os cadernos;
Ø Aprofundar a conceituação de caderno;
Ø Distinguir caderno de seção.


DESENVOLVIMENTO:
Ø Trabalhar com o exemplar de um dia da semana para cada grupo;
Ø Anotar os nomes dos cadernos do jornal e fazer uma lista dos temas de que eles tratam. Concluir que os cadernos podem estar divididos em seções.
Ø Com o material levantado preencher o quadro:


Jornal pesquisado: ___________________________________________ Data: ___/____/____

Nome do caderno

Assunto

Página(s)


Ø ATIVIDADE:

JOGO
Cada grupo está com um jornal inteiro e deve preparar um trabalho para o grupo rival, assim organizado:
Supondo que tenham A Tribuna, 09/08/2008, sábado, fazem o quadro abaixo, indicando as seções e o grupo rival deve localizá-las e indicar seus nomes e as páginas em que se encontram, no quadro abaixo:


Jornal pesquisado: A Tribuna Data:
perguntas
Nome do caderno
Página(s)
Atrativos para estagiários Economia

Grupo 2
Grupo 1


As regras do jogo devem ser fixadas pela classe e escritas. Pode fixar, por exemplo: o número de perguntas, tempo máximo tanto para elaborar as questões como para o outro grupo resolver e o primeiro conferir. Quem será o grupo vencedor: o que elabora? O que responde?

Registro das regras:
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A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça,
a quase totalidade, não sente esta sede.Carlos Drummond de Andrade

Carla Eduarda e Marilda

O JORNAL NA ESCOLA – PORTUGUÊS – ATIVIDADE 5


I. SÍNTESE ESCRITA DO CONTEÚDO DOS CADERNOS

II. OBJETIVO:
Ø Aprender a redigir sínteses a partir do exame de conteúdos de cadernos de jornais.

III. DESENVOLVIMENTO:
Cada grupo deve trabalhar com um jornal completo, usando um dia diferente da semana de um mesmo periódico, no caso A Tribuna.
Fazer um levantamento dos cadernos;
Os grupos devem dividir entre si os cadernos que saem diariamente de modo que cada equipe fique com a análise de um só desses cadernos;
Analisar os cadernos e fazer uma lista das suas seções;
Com essa lista preliminar escrever um texto sintético sobre o conteúdo do caderno. (Ver o modelo abaixo).
Cada equipe lê o seu texto;
Um texto é escolhido para ser escrito no quadro, onde é corrigido pela classe, com a supervisão do professor. Deve ser reescrito, se houver necessidade.

MODELO:

Revista da TV aos domingos
Os bastidores da televisão estão neste caderno. O acompanhamento das cenas mais emocionantes das novelas e séries nacionais, o bate-papo informal com os atores e atrizes falando sobre os seus personagens e ainda o resumo do que vai acontecer durante a semana.l


Síntese escrita do conteúdo do caderno: ____________________________________________
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"A leitura amplia e integra os conhecimentos. Quem lê, constrói sua própria ciência;
quem não lê, memoriza elementos de um todo que não se atingiu."
(RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos)


O JORNAL NA ESCOLA – PORTUGUÊS – ATIVIDADE 6


I. ESTUDO DOS CLASSIFICADOS

II. OBJETIVOS:
Ø Conhecer os diferentes tipos de classificados;
Ø Conceituar de forma genérica o que é um classificado;
Ø Produzir classificados utilizando uma linguagem bem sintética.

DESENVOLVIMENTO:
1. Pesquise e escreva uma definição de “Classificado”
2. Observe a linguagem utilizada nos textos dos Classificados;
3. Analise os termos e abreviaturas que aparecem nas ofertas de emprego;
4. Considerando a definição, pesquise no caderno dos Classificados:
a) três ofertas de emprego, cuja exigência seja apenas o ensino médio completo;
b) três ofertas de emprego, cuja exigência seja apenas o ensino fundamental completo;
c) Agora, responda:
Ø Quais são os empregos mais procurados e os requisitos exigidos para o cargo?
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d) A linguagem dos textos dos classificados é própria e característica. Por quê?
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5. Produção de classificado:
Ø Crie um classificado de emprego oferecendo o seu trabalho. Imagine que já esteja apto(a) a trabalhar. Pense naquilo que você faz melhor!


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“A leitura não é uma atividade elitizada, mas uma ferramenta de transformação social dos indivíduos." (Julian Correa)
MODELO:
Revista da TV aos domingos
Os bastidores da televisão estão neste caderno. O acompanhamento das cenas mais emocionantes das novelas e séries nacionais, o bate-papo informal com os atores e atrizes falando sobre os seus personagens e ainda o resumo do que vai acontecer durante

2 comentários:

  1. Seu blog é simplesmente um tesouro!
    Muito obrigada por nos transmitir tantos ensinamentos!
    Tão raro hoje em dia alguém compartilhar a vida com o próximo, e você nos privilegia com sua criatividade e profissionalismo.
    Um grande beijo.
    Célia

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  2. Você não imagina como este projeto veio em boa hora, estava mesmo precisando deste material, pois vou fazer, "confeccionar", um jornal com os alunos e essa atividade pode prepará-los para isso.

    Um grande abraço,
    voltarei sempre!

    Chris

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