Problemas que afetam o Planeta Terra
“As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis”.
(Carlos Drummond de Andrade)
SÉRIE: 4ª série do Ensino Fundamental I
OBJETIVOS GERAIS
- Motivar e levar os alunos a refletirem oralmente e através da escrita, sob a forma de carta, a respeito dos problemas que atingem o Planeta Terra atualmente;
- Diversificar para o aluno as possibilidades de conhecimento da língua e da expressão oral e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer, observar e produzir uma carta, considerando as características desse gênero de textual e as condições da situação de produção desse tipo de escrita.
CONTEÚDO
- Gênero textual: carta;
- Função desse tipo de texto (para que serve);
- Tipos de carta;
- Conceito de destinatário;
- Tipo de linguagem empregada em uma carta.
ESTRATÉGIAS
- Apresentação de texto não-verbal (imagem do quadro de Salvador Dalí;
- Discussão com os alunos à respeito do tema, a partir da leitura feita por eles da imagem apresentada;
- Apresentação da proposta de produção de texto: a carta;
- Construção junto com o grupo de alunos das características que envolvem a elaboração de uma carta;
- Leitura de um modelo de carta que aborda o tema da aula;
- Produção escrita de uma carta dos alunos.
RECURSOS DE ENSINO
- Retroprojetor e transparências
- Microcomputador
- Lousa e giz
- Folha pautada
TEMPO PREVISTO
Duas ou três aulas de 50 minutos cada
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado de acordo com sua participação nas reflexões orais (comentários e contribuições pertinentes ao tema) e através do produto final, a carta, para podermos analisar a apreensão desse aluno quanto às características que envolvem esse gênero textual. Não serão atribuídas notas às produções escritas, somente conceitos (satisfatório ou não satisfatório) que priorizarão a estrutura do gênero textual solicitado.
Comentários
Postar um comentário