terça-feira, 12 de julho de 2011

Fazendo quadrinhos pela internet

Português e informática

Objetivos específicos-

*Diferenciar o gênero literário das revistas em quadrinhos de outros gêneros
*Caracterizar e descrever este gênero (das revistas em quadrinhos)
*Elaborar uma tirinha de revista em quadrinho pela internet
*Utilizar ferramentas do site que são comuns à outros softwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trás, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto.
*publicar sua tirinha em um blog.

Conteúdos-

*diferenciar e definir o gênero literário da revista em quadrinhos.
*utilização da internet como meio de divulgação e de comunicação.

Estratégias-

1- Pedir aos alunos que tragam de suas casa gibis.
2- O professor leva para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pede que os alunos levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gêneros.
3- A professora pede à alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis. Assim, é fácil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis.
4- A professor pede então que os alunos elaborem individualmente uma tirinha de gibi. Estas tirinhas pode conter: o balão, personagens, plano de fundo, onomatopéias. Deve ter no máximo 3 painéis (quadrinhos).
5- Uma vez elaborada a tirinha, na sala de informática os alunos são apresentados para o sitewww.toondoo.com
6- cada aluno deve se registrar.
7- a professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno crie sua tirinha (que já foi planejada na sala de aula).
8- Se a classe tiver um blog, podem publicar as tirinhas.

Série: 4a. Série – EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Objetivos:
Construção de texto coletivo, utilizando rótulos e recortes de revistas, abordando situações de seu cotidiano.

Conteúdo:
·Leitura e escrita de rótulos e recortes de revista.
·Construção de texto coletivo.

Estratégia:
1-Explicar a atividade para os alunos;
2-Distribuir um rótulo ou recorte de revista para cada um;
3-Solicitar que cada aluno leia ou diga aos demais o que tem em mãos;
4-Fixar um cartaz na lousa para realização da atividade;
5-O texto coletivo será iniciado por eles com a nossa colaboração;
6-Convidar os alunos para construir uma frase inserindo a figura que tem em mãos e dar seqüência ao texto;
7-Ler o texto em conjunto;
8-Apontar discordâncias ortográficas e sugerir alterações;
9-Explicar a estrutura de um texto.

Avaliação: Verificar se houve uma construção do texto coletivo de forma lógica e coerente;

Tempo de duração: 1h. e 30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário