ATIVIDADE: “CALENDÁRIO DE GENTILEZAS “ EEEFM” ALTO JATIBOCAS” – ITARANA-ES

 Título * CALENDÁRIO DE GENTILEZAS

Descrição * O “Calendário de Gentilezas” é uma atividade desenvolvida na disciplina de Ensino religioso com os alunos do 1º ao 6º ano do EF – A ideia inicial foi trabalhar o mês de abril com uma atividade diferenciada que envolvesse a família, no 1º momento de isolamento social, em que se fazia necessário incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes.

 Foi criado então um calendário com ações diárias que a criança deve realizar, a partir desse ponto o calendário foi assim elaborado:

  • Dividir o mês em dias como o calendário comum;
  • Verificar as datas especiais daquele mês. (Ex: agosto Dia dos pais e Dia do Estudante);
  • Cada dia propor ações que sejam viáveis para OS ALUNOS E FAMÍLIA (aqui estamos na zona rural e época de colheita de café, os alunos têm desde bem pequenos tarefas domésticas.);
  • Incentivar a realizar as ações diárias e enviar vídeos ou fotos das atividades.

Mandar recadinhos nos grupos de trabalhos para estimular as ações. A cada vídeo e postagem das atividades no grupo, a valorização de cada atividade.  

A escola possui um grupo de WhatsApp para cada turma, como uma sala de aula, onde apresentamos as atividades, e nesse grupo o calendário é apresentado a estudantes e famílias.

 

Objetivo (s). Propor aos alunos uma atividade diferenciada que envolvesse a família, no período de isolamento social, trabalhando as competências socioemocionais.

Estimular atitudes de gentileza e respeito pela família, pelo idoso e pelo ambiente, a fim de estabelecer uma relação harmônica, através de situações lúdicas e simples.

Desenvolver o conteúdo do programa pedagógico (plano de ensino) da disciplina de Ensino Religioso de forma que os alunos mantenham o foco nos estudos, observando a sensibilidade dos mesmos nesse período.


Principais temáticas abordadas * Valores humanos - Enfatizando valores que já são trabalhados diariamente nas aulas de forma direta e indireta.

Respeito e valorização da família, participação nas atividades familiares.

Elo entre escola e família numa constante troca de experiências vivenciadas no cotidiano.

 

Unidade Temática - Identidades e alteridades é a unidade temática , que deve ser abordada ao longo de todo o Ensino Fundamental, que propicia essa construção do Eu, do Outro e do Nós.

 Relato dos resultados alcançados a partir da execução da prática.

A atividade foi abraçada pela família de forma tão carinhosa e espontânea que se ampliou para os outros meses do ano, e a proposta é de permanecer como uma das tarefas que os alunos realizam semanalmente na disciplina. As famílias se veem envolvidas, pois tem a oportunidade de realizar junto da criança/adolescente, e por trazer ações, que compõem o cotidiano de forma leve, tendo como objetivo incentivar  outros valores como:  a valorização da família, do trabalho, do idoso, do respeito entre outros e aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades além controlar emoções que venham a surgir pelo isolamento social, pelo distanciamento dos colegas e da escola.

 

Autora;Carmem Lúcia Corrêa De Castro Cirqueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"