Título * PROJETO DIÁLOGOS
Título * PROJETO DIÁLOGOS
Descrição *
No contexto da Pandemia do novo Coronavírus
(Covid-19), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto
Jatibocas tem promovido a integração com os alunos por meio da plataforma
Google Meet. Apesar de estar localizada em uma região com dificuldade de acesso
à internet, essa comunidade pomerana tem participado de atividades lúdicas por
meio do uso da tecnologia trabalhando assuntos do cotidiano do aluno aliados a
elementos lúdicos como contação de histórias, músicas, produção de história
interativa através do google forms, gincana virtual entre outras.
Objetivo (s).
Fortalecer
vínculos entre estudantes e a escola em tempo de isolamento social;
Oportunizar
momentos de entretenimento e integração entre alunos e professores;
Valorizar
o estudante como elemento na constituição da sociedade;
Principais temáticas abordadas * A
atividade se destaca pela criatividade com que os temas são abordados - e,
claro, pelos bons resultados alcançados.
Temática
– Racismo – Sendo este tema de
estudo nas series finais do Ensino fundamental (6º ao 9º). Foi realizado a web
tratando do tema em questão, dando continuidade ao tema abordado na APNP. Após
dialogo informal sobre o tema em que os alunos tiveram oportunidade de expor
seu pensamento e experiências vividas; os professores participantes fizeram uma
abordagem sobre racismo estrutural, racismo como crime previsto em lei. A
professora contou a História “ A bonequinha preta” Utilizando fantoche da
Bonequinha e propondo um concurso da bonequinha preta. Este concurso
surpreendeu a todos, pois durante a semana confeccionaram a bonequinha com
materiais diversos, e enquanto confeccionavam iam fotografando gravando e
enviando para os professores. Interessante ver o envolvimento das famílias
desde a escolha dos materiais até a costura pintura e todas as etapas desta
construção.
Na
semana seguinte foi feita outra web para o Concurso, cada boneca desfilava,
enquanto o aluno apresentava a narrativa que ia desde a escolha dos nomes
sempre com significados até os materiais usados e a participação familiar. Não
foi tarefa fácil para os jurados. O trabalho não encerrou aqui, essa
consciência tanto professores como aluno têm de que é necessário continuar este
dialogo para formar a consciência de cidadania no aluno e família.
Temática: Encontro de príncipes e princesas-
vivenciamos relações cada vez
mais individualistas, com um diferencial neste momento em que fomos convidados
a ficar em casa, em que não tínhamos muito conhecimento do tempo de afastamento
da escola. Este encontro foi um marco para os alunos das series iniciais pois
teve como referência o livro O Pequeno Príncipe” que deu continuidade ao
trabalho “ Resgate dos valores humanos na escola”. Diante da realidade é
imprescindível que sejam tomadas atitudes capazes de conscientizar as crianças
sobre a importância de colocar em prática os valores e virtudes para tornar a convivência
harmoniosa. Neste encontro, de forma virtual cada criança foi coroada de forma
virtual a príncipe e princesa. Ficou latente a emoção da criança ao ser
coroada, meninas se prepararam para o encontro com vestidos bonitos (conhecido
como vestido de princesa), maquiadas, penteadas e aquelas que tinham coroas em
casa, chegaram no encontro (virtual) com suas coroas. Os meninos também
chegaram como príncipes com suas melhores roupas além de muita alegria.
Temática: “Sentimentos & Emoções”
Neste tempo de
pandemia, tivemos que lidar com os sentimentos e as emoções que por vezes nos
desestabilizam. Os alunos também têm que lidar diariamente com muitas
sentimentos e emoções; sentem raiva, alegria, tristeza e passam por situações
que geram frustrações. Cada um reage a esses sentimentos de maneira distinta;
por isso “como” olhar para cada uma
delas e lidar com os impactos que causam, faz toda diferença. Saudades foi o
sentimento mais falado nos encontros. Com este pensamento surgiu então este
projeto que teve como eixo a música Ai Que Saudade D'ocê de Zeca Baleiro- A história –
Ilha dos sentimentos (D.A) e a fábrica de beijos que foram trabalhados nos
encontros virtuais via meet, e na APNP
com artigo para leitura e vídeo
reflexivo . A partir das leituras, vídeos, músicas e histórias cada aluno
gravou o seu vídeo sobre o momento Pandemia, como ele e sua família, estão
vivenciando este tempo e suas imposições. Levando em conta o desenvolvimento de competências específicas da disciplina de ER conforme BNCC “Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza,
enquanto expressão de valor da vida”.
Temática: “DIA DO ESTUDANTE” GINCANA
VIRTUAL- Tendo em vista que dia 11 de agosto é Dia do
estudante, e na EEEFM “Alto Jatibocas” esse dia é de festejar, de comemorar com
alegria, atividades diferenciadas, e homenagens a eles, que dão o sentido a existência
da escola.
Para
isso o encontro foi diferenciado e a proposta foi de gincana virtual, com
atividades previamente apresentadas a eles, através dos grupos de whatsapp. Foi
preparado medalhas para os alunos e turmas. A participação dos alunos mesmo nas tarefas
surpresas foi de empolgação, envolvimento e muita alegria. O que nos mostrou “mesmo
de forma não presencial, eles sentiram –se homenageados. E os professores
realizados pois como escola, compreendemos o dia
do estudante como um dia especial e feliz para nossa escola.
Unidade Temática - Indicar a unidade
temática relacionada, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), - Identidades
e alteridades é a unidade temática, que deve ser abordada ao longo de todo o
Ensino Fundamental, que propicia essa construção do Eu, do Outro e do Nós, da valorização e acolhida da singularidade e
diversidade que envolve a condição humana “por meio da identificação e do
respeito às semelhanças e diferenças e da compreensão.
Relato dos resultados alcançados a partir
da execução da prática.
A intencionalidade do “Projeto Diálogos” é manter
o vínculo entre professores e alunos/alunos, oferecendo momentos de lazer, aliados
à atividades pedagógicas, proporcionando momentos em que se pode matar a
saudade da escola, dos colegas, dos professores, expor suas fragilidades dar e
receber afeto. O resultado tem sido (o projeto deve continuar até o retorno das
aulas presenciais) prazeroso, estimulante, cada encontro traz consigo
sentimentos e emoções próprias daquele momento. “Gratificante é pouco. Estamos numa comunidade rural, apesar
da globalização. A tecnologia não chegou a todos e nós temos conseguido reunir
esse grupo e realizar nosso trabalho de forma prazerosa.
Ressaltando que ao trabalhar as emoções, os
sentimentos ao manter este vínculo constante com os alunos, estamos
contribuindo para que eles, os alunos, possam fortalecerem –se para refletir e
vencer os problemas e conflitos deste tempo.
URL da videoaula - Hiperlink da atividade
publicada no youtube ou em rede social da unidade escolar, caso haja. *
Comentários
Postar um comentário