ESCRITORES DA LIBERDADE - FILME COM SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Escritores da Liberdade

Cena do filme Escritores da Liberdade
a- NUMERE AS QUESTÕES SOBRE O FILME:
( 1 ) Para ações da professora
( 2 ) Para ações da diretora
( 3 ) Para ações dos alunos

(___) Cobra responsabilidade pelas escolhas;
(___) Desperta a motivação;
(___) Passa a ler, pensar, escrever e mudar;
(___) Muda o espaço da sala de aula;
(___) Passa a incomodar a instituição escolar;
(___) Sente inveja;
(­­­___) Sente medo de educar e com isso as pessoas se tornem contestadoras;
(___) Tem o casamento abalado;
(___) Disputas por marcar território;
(­­­­­___) Apenas um sabia o que e o holocausto;
(___) Resolve mudar de ares e dedicar-se à educação;

b- ASSINALE OS PROBLEMAS ABORDADOS NO FILME:
(___) Desigualdades nas classes sociais;
(___) O massacre de judeus;
(___) Racismo;
(___) Desemprego;
(___) Falta de material didático;
(___) Desestrutura familiar;
(___) Intolerância ao que é diferente;
(___) A harmonia familiar
(___) Políticas públicas sem uma função;
(___) Exclusão social;
(___) O clima de amizade e colaboração entre estudantes;
(___) Políticas geradoras de sujeitos apenas com capacidade funcional;
(___) O filme retrata a visão de educação hoje;

Cena do filme Escritores da Liberdade

COMENTE O FILME

1- O filme “Escritores da Liberdade” mostra a dedicação de uma professora por seus alunos, O grupo, formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e negros), O grupo demonstra intolerância e resistência à interação, jovens acabam se rebelando uns contra os outros tentando provar o falso poder de cada etnia. Como ações coletivas como das gangues podem afetar afetar toda a sociedade ?

2- A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula. Você acredita que no final houve realmente uma superaração das diferenças étnicas ali existentes ?

3- Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desistiu de sua empreitada. Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais professores, Para isso, criou um projeto de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, menina judia alemã. Os livros são capazes de mudar a vida das pessoas? Exemplifique

4- A partir de uma caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar um colega de classe, negro, ressaltando os lábios, ela começa a falar do Holocausto. Algo que só um deles sabia o que era. Erin consegue mostrar aos alunos que a exclusão e o preconceito podem afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário? Explique.

5- O Colégio passou a receber alunos da periferia, de baixa-renda e que alguns cumpriam pena em liberdade condicional por crimes cometidos, a diretora sente aversão por ter que receber esses alunos. Ela os despreza.Por que a diretora proíbe que os alunos da professora Erin leiam os livros da biblioteca da escola?

6- O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, Apesar de se passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Explique

7- O filme envolve seres humanos que vivenciam a violência, agressividade e tensão racial. Também nos mostra a capacidade de sermos seres humanos melhores e atores de nossa própria história. Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes, tolerantes e capazes?

8- Uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma turma de alunos problemáticos de uma escola. Na escola de hoje isso seria possível? Explique.

9- Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um exemplo.


10- Que lições de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da Liberdade”?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)