EXERCICIOS

QUESTÃO 1- MST ocupa fazenda próxima a Brasília
Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) está acampado desde a manhã desse domingo na Fazenda Três Pinheiro localizada no km 8 da DF-110, em Planaltina, no Distrito Federal (DF). Antes, o grupo ocupava outra propriedade na mesma região, mas teve que sair após uma decisão judicial. A área fica a cerca de 40 quilômetros de Brasília.
LOURENÇO, L. Agência Brasil, 04 ago. 2014. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 29 maio de 2015 (com adaptações).
A atuação do MST no Brasil pauta-se na luta pela terra e na promoção da reforma agrária, inserindo-se no contexto de disputas e contestação:
a) ao agronegócio
b) aos pequenos produtores
c) à agricultura orgânica
d) à limitação da mecanização
e) ao trabalho escravo rural

QUESTÃO 2 “Índios, posseiros, quilombolas, pescadores, agricultores, ribeirinhos, sem-terra, lideranças religiosas. Somente nos últimos 30 anos, mais de 1.700 deles foram vítimas de assassinatos em conflitos de terra ocorridos nos 26 Estados do Brasil. Os dados estão inclusos nos levantamentos divulgados anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão pertencente à Conferência Nacional dos Bispos que desde 1985 registra números sobre o tema no País.
Do total de 1.270 casos de homicídio registrados nas últimas três décadas – alguns casos incluem mais de um assassinato –, apenas 108 foram julgados, menos de 10% deles, e somente 28 mandantes dos crimes e 86 executores acabaram condenados por seus crimes. Um total de apenas 114 pessoas punidas em um período em que ocorreram, por baixo, 1.714 assassinatos”.
SHALOM, D. Menos de 10% dos 1.700 assassinatos em conflitos de terra vão a julgamento. Último Segundo, 04 mar. 2015. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br. Acesso em: 29 maio 2015.

Duas ações públicas de elevada abrangência que, se totalmente implementadas, gerariam a expectativa de superar ou reduzir o problema relatado na reportagem são:
a) recuperação de terras devolutas e anistia a grileiros
b) reforma agrária e demarcação de terras
c) repressão legislativa e expansão da urbanização
d) delimitação da fronteira agrícola e concessão de benefícios rurais
e) regularização de posses e financiamento de propriedades



QUESTÃO 3 (ENEM 2016)
Mapa da distribuição da população brasileira atualmente
Mapa da distribuição da população brasileira atualmente
Mapa dos principais conflitos ocorridos em áreas indígenas
Mapa dos principais conflitos ocorridos em áreas indígenas
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela
a) fertilização natural dos solos.
b) expansão da fronteira agrícola.
c) intensificação da migração de retorno.
d) homologação de reservas extrativistas.
e) concentração histórica da urbanização.

Comentários

  1. jasminy gabriela ferreira
    questao 1: a
    questao 2: b
    questao 3: b

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Holz
    questão 1: letra B
    questão 2: letra A
    questão 3: letra E

    Todas as questões tem haver com problemas sociais e ambientais, como por exemplo as questões dos trabalhadores rurais, das mortes que ocorreram devidas as disputas de terras, e da concentração de disputas entre madeireiros e índios na região norte do pais devido a concentração histórica da região mais costeiras devida a colonização.

    ResponderExcluir
  3. Michele Valquiria Seib Falk
    QUESTÃO 1 - Letra B - Aos pequenos agricultores - Como os mesmos se apresentam em minoria, muitas vezes seus direitos são excluídos, por isso muitas vezes, é necessário que eles façam movimentos para que possam conseguir se manter no mundo globalizado atual. Como podemos observar, existem muitos latifundiários, que possuem posse de grande quantidades de terras, e a pequena maioria que sobrevive da agricultura, muitas vezes se encontram excluídas.

    QUESTÃO 2- Letra B - Reforma agrária e demarcação de terras - É necessário que as terras sejam igualmente distribuídas para todos, e que não haja mais latifundiários, pois todos tem o direito de ter uma renda, para que não venham a passar necessidades, é importante ressaltar, que as Terras são um bem natural, que deveria ser dado a todos. Por outro lado, necessita-se de demarcar terras para que não venha a ocorrer problemas futuros.

    QUESTÃO 3 - Letra E - Pois ouve uma grande urbanização na região sudeste e por todo pais, o que fez com que algumas áreas ficassem mais urbanizadas que outras, e com melhores condições de vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)