RELATO DO PROJETO: VALORIZAÇÃO DA VIDA!!!

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GRAÇA ARANHA- Santa Maria de Jetibá- ES

Organização e Coordenação: Professoras Carmem Lucia C. De Castro Rosa Elena Pinto Delis Rafaela Pesente, Maria Cristina Plaster Boening Participação Paulo Eni Diretora da escola_ Elvira Bullerjham Apoio: Policia Militar

INTRODUÇÃO:

O Projeto Valorização da vida nasceu primeiro no coração da professora e alunos das turmas de 4ª e 5ª series ao discutirem os trabalhos da disciplina de ensino religioso do ano anterior, e as possibilidades que teriam no ano de 2011, de concluírem alguns temas que ficaram do ano anterior. Nestas discussões nasceram algumas temáticas que poderiam ser abordadas e que os mesmo gostariam de saber um pouco mais. Dessa discussão surgiram os eixos que foram trabalhados nos trimestres de forma a interligada.

O Sub tema do projeto: valorização da vida- ponto de partida EU e ponto de chegada – o Outro esse meu parceiro.

1º trimestre: A valorização da minha vida e do outro – Neste eixo foram abordadas questões como: ONG – trabalho voluntário e pessoas portadoras de necessidades especiais. Ao estudarmos sobre o trabalho voluntario as ONGs entendemos a importância de ajudar e ser ajudado, pelo outro, tivemos então palestra com Os Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá para falar um pouco sobre este grupo como surgiu e qual a proposta de trabalho do mesmo. Chegou então o momento de também o grupo de alunos desenvolverem uma ação voluntaria, os alunos se organizaram prepararam musicas teatros e fizeram uma visita acompanhada da professora no APAE da cidade levando alegria aqueles que ali estavam. Fizemos também visitas no hospital concórdia os alunos tiveram a iniciativa de levar guloseimas e brinquedos que foram oferecidos aos internos. O que deu a eles uma satisfação muito grande.

2º trimestre: Drogas: opção de vida...opção de morte

Desafio [...] aprendi a achar no escuro o rumo e sou capaz de decifrar mensagens seja nas nuvens ou no grafite de qualquer muro.. Affonso Romano de Sant’Anna “ A primeira vez que entendi...”

Este eixo surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi à matriz do eixo Drogas: opção de vida...opção de morte desenvolvido no trimestre. De acordo com o Sr. Paulo Eni - que respondeu às questões dos estudantes por meio de bate-papo na palestra -, é muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar”. Ele atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo Paulo, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo, a mente a família, vai destruir sonhos e possibilidades de vida digna"
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.

Entendemos que o uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste eixo é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Com este entendimento e numa seqüência de idéias e discussão alunos e professoras entenderam a importância de convidar um representante do Projeto Recanto da Esperança- um projeto novo no município que já tem dado seus primeiros frutos. O senhor Paulo Eni foi convidado a participar e trouxe grande contribuição aos alunos ao incentivá-los a formar uma grande força contra o uso de drogas e com proposta de um movimento de constranger o uso de drogas assumindo publicamente a opção de não usar e de valorizar sua vida.

Esta valendo!!! – conhecer o projeto tomar posição contraria ao uso de drogas em defesa de uma vida saudável e feliz os alunos formaram “A CAMINHADA PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA” Essa caminhada aconteceu num percursso pequeno e estratégico saindo da escola dando a volta no centro da cidade e retornado a escola em horário de aula, sempre acompanhado pelas professoras, pela diretora da escola, Sr Paulo Eni e sua esposa Léa e alguns voluntários que se juntaram ao grupo.

Um dos pontos importantes foi o da panfletagem (com material produzido pelos alunos) e o momento em que um cidadão se juntou ao grupo pegando a faixa e erguendo como forma de apoio ao trabalho. Ainda na conclusão deste trabalho tivemos o Professor Hudson com o grupo musical – “ Vila Latas” da EMEF Vila Jetiba que se apresentou no Ginásio de Esportes mostrando mais uma possibilidade de valorização da vida sem drogas, mas com dignidade, felicidade e muita alegria. Agendados para a semana cultural as turmas de 5ª serie farão oficinas de artes em que produzirão ensinado algumas técnicas de artes teatros para as pessoas que estão no projeto Recanto Esperança na Semana Cultural.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a realização do projeto as discussões com os alunos, a participação de colegas e a forma como transcorreu os trabalhos ficou claro que podemos concluir que a Valorização da vida é antes de tudo um processo de ampliação de compromissos do indivíduo em relação a si mesmo e ao outro, na busca da realização de projetos pessoais e coletivos. É uma ação dinâmica, consciente, que não se esgota somente na busca da boa saúde ou na qualidade de vida saudável. Trata-se da compreensão da vida como horizonte de possibilidades em que mesmo dificuldades, desilusões e tristezas podem-se tornar desafios para a busca de soluções e a organização coletiva que vise à transformação social.

Nossos agradecimentos aos colegas professores, aos alunos que assumiram o projeto como tarefa importante nas aulas de Ensino Religioso, Projeto de Leitura e projeto de pesquisa. Ao Danilo (querido amigo e sua letra invejável), a Diretora Elvira Bullerjham (desculpe nossas falhas, parabéns pela sua sensatez e disponibilidade) aos Vigilantes Marcelo e Elton (amigos de sempre), ao secretario Jocimar( e sua doçura em nos ajudar sempre), A Coordenadora Lourdes Degober (gente boa e apoio constante) Ao Sr. Paulo Eni e sua esposa Léa (amigos incentivadores e zelosos). Nossos pedidos de desculpas aqueles que por ventura não soubemos chegar até eles como gostaríamos.

PARTICIPAÇÃO - ÁREAS ENVOLVIDAS

Professora COORDEANDORA DO PROJETO: Carmem Lucia Corrêa De Castro-

Ensino Religioso

Professora: Rosa Elena Pinto Delis -

Porguês, Projeto de pesquisa

Professora: Rafaela Pesente Fardim - Artes
Professora :Maria Cristina Plaster Boening
- projeto de leitura

Professoras de núcleo comum 4ª serie- Ana Rosa de Souza Kuster, Lucineia Berger, Lenyana Miertching, Eloisa Tebaldi Diretora da escola_ Elvira Schimidt Bullerjham Apoio: Policia Militar

Presidente do grupo- Recanto da Esperança Sr Paulo Eni e Srª Lèa

ESTE TRABALHO ESTA PUBLICADO NO JORNAL- PRA LER A REPORTAGEM NO JORNAL CLICK NO LINK ABAIXO: http://www.montanhascapixabas.com.br/?x=materia&codItem=3157&codArea=1

Comentários

  1. Olá Amada, vim lhe fazer uma visita e gostei muito
    do seu blog! Vi o link do seu blog no site MULHERES VISTUOSAS. Também faço parte. Um grande abraço, e uma bela semana. Se desejar me fazer uma visita: http://lane-lipi.blogspot.com/

    Já faço parte do seu cantinho : )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)