Título * PROJETO DIÁLOGOS

 

Título * PROJETO DIÁLOGOS

Descrição *

No contexto da Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas tem promovido a integração com os alunos por meio da plataforma Google Meet. Apesar de estar localizada em uma região com dificuldade de acesso à internet, essa comunidade pomerana tem participado de atividades lúdicas por meio do uso da tecnologia trabalhando assuntos do cotidiano do aluno aliados a elementos lúdicos como contação de histórias, músicas, produção de história interativa através do google forms, gincana virtual entre outras.

 

Objetivo (s).

Fortalecer vínculos entre estudantes e a escola em tempo de isolamento social;

Oportunizar momentos de entretenimento e integração entre alunos e professores;

Valorizar o estudante como elemento na constituição da sociedade;

 

Principais temáticas abordadas * A atividade se destaca pela criatividade com que os temas são abordados - e, claro, pelos bons resultados alcançados.

TemáticaRacismo – Sendo este tema de estudo nas series finais do Ensino fundamental (6º ao 9º). Foi realizado a web tratando do tema em questão, dando continuidade ao tema abordado na APNP. Após dialogo informal sobre o tema em que os alunos tiveram oportunidade de expor seu pensamento e experiências vividas; os professores participantes fizeram uma abordagem sobre racismo estrutural, racismo como crime previsto em lei. A professora contou a História “ A bonequinha preta” Utilizando fantoche da Bonequinha e propondo um concurso da bonequinha preta. Este concurso surpreendeu a todos, pois durante a semana confeccionaram a bonequinha com materiais diversos, e enquanto confeccionavam iam fotografando gravando e enviando para os professores. Interessante ver o envolvimento das famílias desde a escolha dos materiais até a costura pintura e todas as etapas desta construção.

Na semana seguinte foi feita outra web para o Concurso, cada boneca desfilava, enquanto o aluno apresentava a narrativa que ia desde a escolha dos nomes sempre com significados até os materiais usados e a participação familiar. Não foi tarefa fácil para os jurados. O trabalho não encerrou aqui, essa consciência tanto professores como aluno têm de que é necessário continuar este dialogo para formar a consciência de cidadania no aluno e família.

Temática: Encontro de príncipes e princesas-  vivenciamos relações cada vez mais individualistas, com um diferencial neste momento em que fomos convidados a ficar em casa, em que não tínhamos muito conhecimento do tempo de afastamento da escola. Este encontro foi um marco para os alunos das series iniciais pois teve como referência o livro O Pequeno Príncipe” que deu continuidade ao trabalho “ Resgate dos valores humanos na escola”. Diante da realidade é imprescindível que sejam tomadas atitudes capazes de conscientizar as crianças sobre a importância de colocar em prática os valores e virtudes para tornar a convivência harmoniosa. Neste encontro, de forma virtual cada criança foi coroada de forma virtual a príncipe e princesa. Ficou latente a emoção da criança ao ser coroada, meninas se prepararam para o encontro com vestidos bonitos (conhecido como vestido de princesa), maquiadas, penteadas e aquelas que tinham coroas em casa, chegaram no encontro (virtual) com suas coroas. Os meninos também chegaram como príncipes com suas melhores roupas além de muita alegria.

 

Temática:  “Sentimentos & Emoções” Neste tempo de pandemia, tivemos que lidar com os sentimentos e as emoções que por vezes nos desestabilizam. Os alunos também têm que lidar diariamente com muitas sentimentos e emoções; sentem raiva, alegria, tristeza e passam por situações que geram frustrações. Cada um reage a esses sentimentos de maneira distinta; por isso “como” olhar para cada uma delas e lidar com os impactos que causam, faz toda diferença. Saudades foi o sentimento mais falado nos encontros. Com este pensamento surgiu então este projeto que teve como eixo a música Ai Que Saudade D'ocê de Zeca Baleiro- A história – Ilha dos sentimentos (D.A) e a fábrica de beijos que foram trabalhados nos encontros  virtuais via meet, e na APNP com artigo para leitura  e vídeo reflexivo . A partir das leituras, vídeos, músicas e histórias cada aluno gravou o seu vídeo sobre o momento Pandemia, como ele e sua família, estão vivenciando este tempo e suas imposições. Levando em conta o desenvolvimento de competências específicas da disciplina de ER conforme BNCC “Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida”.

 

Temática:  “DIA DO ESTUDANTE” GINCANA VIRTUAL-  Tendo em vista que dia 11 de agosto é Dia do estudante, e na EEEFM “Alto Jatibocas” esse dia é de festejar, de comemorar com alegria, atividades diferenciadas, e homenagens a eles, que dão o sentido a existência da escola.

Para isso o encontro foi diferenciado e a proposta foi de gincana virtual, com atividades previamente apresentadas a eles, através dos grupos de whatsapp. Foi preparado medalhas para os alunos e turmas.  A participação dos alunos mesmo nas tarefas surpresas foi de empolgação, envolvimento e muita alegria. O que nos mostrou “mesmo de forma não presencial, eles sentiram –se homenageados. E os professores realizados pois como escola, compreendemos o dia do estudante como um dia especial e feliz para nossa escola.

 

Unidade Temática - Indicar a unidade temática relacionada, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), - Identidades e alteridades é a unidade temática, que deve ser abordada ao longo de todo o Ensino Fundamental, que propicia essa construção do Eu, do Outro e do Nós, da valorização e acolhida da singularidade e diversidade que envolve a condição humana “por meio da identificação e do respeito às semelhanças e diferenças e da compreensão.

 

Relato dos resultados alcançados a partir da execução da prática.

A intencionalidade do “Projeto Diálogos” é manter o vínculo entre professores e alunos/alunos, oferecendo momentos de lazer, aliados à atividades pedagógicas, proporcionando momentos em que se pode matar a saudade da escola, dos colegas, dos professores, expor suas fragilidades dar e receber afeto. O resultado tem sido (o projeto deve continuar até o retorno das aulas presenciais) prazeroso, estimulante, cada encontro traz consigo sentimentos e emoções próprias daquele momento. “Gratificante é pouco. Estamos numa comunidade rural, apesar da globalização. A tecnologia não chegou a todos e nós temos conseguido reunir esse grupo e realizar nosso trabalho de forma prazerosa.

Ressaltando que ao trabalhar as emoções, os sentimentos ao manter este vínculo constante com os alunos, estamos contribuindo para que eles, os alunos, possam fortalecerem –se para refletir e vencer os problemas e conflitos deste tempo.

 

URL da videoaula - Hiperlink da atividade publicada no youtube ou em rede social da unidade escolar, caso haja. *

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"